Textos para web: descubra as principais características

Textos para web: Descubra as principais características

Os textos para web fazem parte da vida de qualquer jornalista. Esse tipo de texto tem características próprias, que fazem parte das necessidades exigidas na internet. 

O Jornalismo Digital já é uma realidade, e mais do que nunca os profissionais jornalistas têm que se adaptar às exigências tanto das novas tecnologias, como também do Mercado de Trabalho. E os textos para a web são a ferramenta principal para esse tipo de Jornalismo.

Porém, é importante saber que não há uma guinada muito brusca na forma como se escreve texto para a web, a linguagem jornalística não é totalmente modificada. O diferencial é compreender que a dinâmica de leitura de um texto para o jornal impresso não é como a do texto de web

É exigido do jornalista alguns atributos 

  • Objetividade (sim! Ainda mais);
  • Concisão, ou seja, clareza na abordagem do tema;
  • Técnicas de SEO;
  • Uso de Infográficos, imagens, links, vídeos, etc…
  • Navegabilidade.

Percebe-se que alguns fatores envolvem conhecimento de internet em um nível diferente. Por isso é importante o jornalista estar por dentro das inovações da tecnologia e nas possibilidades que envolvem a profissão.

Falando especificamente no fator navegabilidade, que faz parte dos aspectos visuais de um texto para web, principalmente.

A estética também é determinante para prender o leitor. Então, um texto precisa ser bem escrito e bem estruturado para que o leitor se interesse pelo conteúdo.

Os textos para web são uma realidade para os jornalistas. E cada vez mais se exige que o profissional conheça os caminhos necessários para prender um leitor e chamar atenção para o conteúdo que está na internet

Contudo, é importante não deixar de lado as características que são inerentes ao Jornalismo, como por exemplo, o respeito às técnicas de apuração, a ética profissional, a objetividade.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *