O jornalista que atua em empresas de comunicação tem a responsabilidade de criar textos jornalísticos que representem a linguagem idealizada pelos veículos.
Com as inovações que surgem a curto prazo, sempre há novas técnicas sendo aprimoradas para uso contínuo em redações.
A realidade dos textos jornalísticos
Diante desta realidade, é constatado que muito do trabalho atual do jornalista não vem sendo ensinado nas faculdades. Onde a teoria deste ensino é deixada de lado e coloca-se em prática o que realmente se precisa fazer.
Para acompanhar o processo de criação de grandes empresas, é fundamental que o profissional mantenha-se por dentro de todas as novas técnicas que surgem.
Se deseja trilhar carreira em veículos de grande dimensão, é necessário investir em diferenciais para se destacar nesta área.
Estar a frente é garantir a continuidade de seu trabalho. Esteja sempre ciente do que está saindo de uso e do que irá ser substituído na rotina da empresa.
Mostre-se disposto a aprender novas técnicas e se adaptar a editoriais ou novas equipes de trabalho.
Por onde começar?
O próprio uso do lide (lead), tem se tornado algo obsoleto dentro das grandes empresas de comunicação. A pirâmide invertida por exemplo, não é vista como algo atrativo da mesma forma que antes.
Textos jornalísticos do mercado atual, tem a função de informar de modo curto e objetivo, devido ao pequeno espaço de tempo que há para apurar, escrever e publicar.
A notícia perde sua importância muito mais rápido do que conteúdos de interesse a longo prazo, como uma solução ou dica.
São novos tempos, e a informação é consumida de modos diferentes. Agora, o leitor decide onde consumir e como ler a informação. Por isso, as empresas de comunicação devem disponibilizar estas funcionalidades para seu público.
O jornalista também deve estar ciente que seu grande aliado são os gatilhos mentais, impulsionados ao leitor. Desperte sensações de necessidade no público-alvo para que seu texto jornalístico tenha um resultado positivo.
Foque estar dentro do padrão editorial da empresa em que trabalha. A responsabilidade de manter o conteúdo harmonizado com a linguagem definida pelo veículo é muito importante.
Faça a junção de tudo que é indispensável informar. Evite perder tempo com dados que são considerados apenas complementares e não despertam o devido interesse no leitor.