Search
Close this search box.

Leia o relato pessoal de uma jornalista com o SEO

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

A relação de uma jornalista com o SEO pode começar meio conturbada, mas, logo, vira uma relação indispensável.

O SEO é um sistema que facilita o encontro de pessoas com o seu conteúdo. Por isso, é tão necessitado pelos jornalistas. No entanto, para que o seu conteúdo apareça no início das pesquisas é preciso obedecer algumas regras para que o sistema reconheça que o seu conteúdo é bom.

No início, essas regras aparentam “atrapalhar” a organização do conteúdo, a fluidez do texto e a dinâmica da publicação. Contudo, com o tempo, o redator consegue se adaptar ás exigências do SEO e produz textos já pensando nele.

Relato pessoal

Quando comecei a publicar textos na internet, eu devo ter demorado uma hora adaptando o meu primeiro texto para o SEO. Parecia que tudo que eu aprendi na faculdade tinha sido jogado fora, porque tinha que obedecer um robô. Confesso que duvidei de será possível ser jornalista com o SEO.

Nas outras vezes, produzia os textos, no word, já pensando em adicionar as palavras de transição, formulando frases curtas. Além disso, já comecei a definir a frase-chave antes de começar a produção de conteúdo.

Com o tempo, consegui inserir as regras de SEO no automático no meu texto. Atualmente, eu demoro 15 minutos para realizar alguns ajustes finais e preencher os detalhes da publicação, como slug, descrição e resumo.

Saber que o SEO facilitava para que o meu texto fosse encontrado por leitores também ajudou a confiar no processo. Assim, eu tinha paciência para aprender e estudar melhor sobre isso.

Por fim, é possível ser um jornalista com o SEO, principalmente, com a prática. No entanto, é importante ter cursos extras que comprovem o seu conhecimento.

Na Academia do Jornalista, através da Plataforma Jornalista Pro, temos o curso “Como usar as Técnicas de SEO nos Textos Jornalísticos”, que disponibiliza um certificado de conclusão que será primordial ter em seu currículo, fora outros cursos nessa mesma Plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *