Search
Close this search box.

Entenda de vez como funciona o SEO

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Apesar de muito popular, poucas pessoas entendem como funciona o SEO.  A sigla SEO significa Search Engine Optimization, que, em português, significa otimização de mecanismo de busca, e isso fala muito pouco sobre o mecanismo.

A experiência em SEO é cada vez mais cobrada pelas empresas que participam ativamente dos meios digitais. No blog da Academia do Jornalista, existem diversos artigos que podem te mostrar a importância do mecanismo. Além disso, incluído na Plataforma Jornalista Pro, temos um curso chamado “Como conseguir mais leitores escrevendo o que e como ele procura” que mostra o básico do SEO.

O que é o SEO?

O SEO é um mecanismo do Google que conecta os melhores textos para quem deseja buscar sobre determinado assunto. Você consegue imaginar pesquisar sobre “Como agendar a vacina COVID-19?” e aparecer resultados aleatórios? Você poderia acabar lendo um texto muito mal escrito, acessando um conteúdo com tema nada a ver e até ler uma fake news.

O SEO organiza os sites relacionados à pesquisa para organizar os resultados. Assim, os sites serão mais convenientes com a pesquisa.

Palavra-Chave

A palavra-chave é essencial para que o texto não chegue a resultados de busca aleatórios. Por exemplo, se esse texto tivesse a palavra-chave “pão”, uma pessoa acabaria encontrando ele enquanto procura receitas ou detalhes nutricionais sobre pão.

Por isso, a palavra-chave deve estar alinhada com o conteúdo do texto, sendo uma das maiores exigências do SEO. Sendo assim, ela é o item mais importante na produção do texto para a internet.

Outros critérios

Existem critérios mais simples de seguir, como o titulo principal, o slug (que constrói a URL), a presença de imagens e a quantidade de vezes que a palavra-chave aparece no texto.

Também existem critérios mais chatos, como palavras de transição, tamanho das frases e descrição das imagens…

Por fim, entender com funciona o SEO não é tão difícil quanto parece. Aprender usar ele pode demorar um pouco por falta de costume, mas, quando se aprende, o autor começa a escrever o texto já pensando nos critérios automaticamente.

Como diz a Fernanda, na consultoria de Marketing Pessoal: “A nossa cabeça vive de instinto estratégico, até porque se não fosse assim, seríamos robôs, sem pensamentos e desejos, sem metas, sonhos e necessidades! Sempre comandado por alguém”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *