Texto para Web: o que o Diferencia dos Impressos?

Quer receber nossos conteúdos e avisos de cursos por e-mail ?

Com o crescimento do jornalismo digital, a forma de escrever textos passou por grandes mudanças. Com isso, ficou mais visível a diferença entre os conteúdos impressos para os veiculados na internet.

Texto para web x texto para impresso

Texto para Web: o que o Diferencia dos Impressos?

Embora não se deva dispensar o aprendizado do período da graduação, a linguagem utilizada para textos na web, tem estruturas e funções distintas da escrita jornalística tradicional e não tem sido ensinado todo o processo de construção destes textos com foco em resultado.

Vale ressaltar que o aprendizado sobre produção de textos para a web é importante para qualquer profissional que esteja presente nas plataformas online, e simplesmente almeje mais oportunidades de estar no mercado de trabalho e bem remunerado.

Como é um ambiente de infinitas possibilidades, diversos profissionais de áreas semelhantes ou não, utilizam a internet para publicar conteúdos que consideram relevantes.

Uma das maiores diferenças entre os textos impressos e os textos para web, é a apresentação dos fatos.

Nos jornais, há toda uma apresentação rica em detalhes para fazer com que o leitor se transporte para a cena descrita.

O objetivo sempre será comunicar fatos a públicos de massa.

Poucas imagens são utilizadas para ilustrar os fatos, devido ao escasso espaço físico.

A apresentação do conteúdo segue uma linha de linguagem formal e em muitas vezes de acordo com a ordem cronológica dos fatos.

Já na criação de textos para a web, quanto menos palavras e mais corretas palavras, maior a chance do seu conteúdo alcançar mais pessoas.

A encontrabilidade da palavra foco, quando bem feita e com as técnicas corretas, amplia em 80% a possibilidade de conversão de mais leitores.

A linguagem utilizada é bem simples, e com características específicas para interagir com nichos menores, interligados a características específicas.

Em textos para a web, a apresentação dos fatos pode incluir texto, imagens, áudios e vídeos, infográficos, transmissões ao vivo, podcasts.

Na internet, o conteúdo a ser consumido deve oferecer possibilidade de escolha para o público.

Mas para isso precisa saber estudar esse público, definido pelas suas personas.

Cada um define como e o que será utilizado para passar informações adiante.

Não há a preocupação em atingir públicos diversos (pelo contrário, também se deve aprender o que é a verticalização no jornalismo).

Embora o mesmo possa alcançar um grande número de pessoas, interligadas com determinados vínculos de afinidade com o conteúdo apresentado.

Tenha sempre em mente que textos para a web são a chave de acesso a um futuro público fiel.

Poderá expandir seu veículo de comunicação, seja ele um blog, um site ou como complemento de uma mídia offline.

Perceba que o jornalismo é maior do que você aprendeu e tem muita coisa que vai mudar a sua realidade. Pode acreditar.

2 comentários em “Texto para Web: o que o Diferencia dos Impressos?”

  1. Rejane Guimarães

    Oi Fernanda, eu preciso saber mais sobre como escrever para web. No video você cita os “32 tipos de formatos diferentes de leads. Quero receber essa indicação, por favor.
    Obrigada, Rejane

    1. Olá Rejane, temos um curso que ensina como fazer um texto para web da forma correta, ponto a ponto, que nos vídeos e artigos não tem espaço para ensinar tão completamente.

      Neste mesmo site, no menu cursos, você encontra ele e se capacita para o mercado, que exige muito esta capacitação. Se não achar, chama no contato conosco via o e-mail 🙂

      Um forte abraço e até as aulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *