Com o crescimento do jornalismo digital, a forma de escrever textos passou por grandes mudanças. Com isso, ficou mais visível a diferença entre os conteúdos impressos para os veiculados na internet.
Texto para web x texto para impresso
Embora não se deva dispensar o aprendizado do período da graduação, a linguagem utilizada para textos na web, tem estruturas e funções distintas da escrita jornalística tradicional e não tem sido ensinado todo o processo de construção destes textos com foco em resultado.
Vale ressaltar que o aprendizado sobre produção de textos para a web é importante para qualquer profissional que esteja presente nas plataformas online, e simplesmente almeje mais oportunidades de estar no mercado de trabalho e bem remunerado.
Como é um ambiente de infinitas possibilidades, diversos profissionais de áreas semelhantes ou não, utilizam a internet para publicar conteúdos que consideram relevantes.
Uma das maiores diferenças entre os textos impressos e os textos para web, é a apresentação dos fatos.
Nos jornais, há toda uma apresentação rica em detalhes para fazer com que o leitor se transporte para a cena descrita.
O objetivo sempre será comunicar fatos a públicos de massa.
Poucas imagens são utilizadas para ilustrar os fatos, devido ao escasso espaço físico.
A apresentação do conteúdo segue uma linha de linguagem formal e em muitas vezes de acordo com a ordem cronológica dos fatos.
Já na criação de textos para a web, quanto menos palavras e mais corretas palavras, maior a chance do seu conteúdo alcançar mais pessoas.
A encontrabilidade da palavra foco, quando bem feita e com as técnicas corretas, amplia em 80% a possibilidade de conversão de mais leitores.
A linguagem utilizada é bem simples, e com características específicas para interagir com nichos menores, interligados a características específicas.
Em textos para a web, a apresentação dos fatos pode incluir texto, imagens, áudios e vídeos, infográficos, transmissões ao vivo, podcasts.
Na internet, o conteúdo a ser consumido deve oferecer possibilidade de escolha para o público.
Mas para isso precisa saber estudar esse público, definido pelas suas personas.
Cada um define como e o que será utilizado para passar informações adiante.
Não há a preocupação em atingir públicos diversos (pelo contrário, também se deve aprender o que é a verticalização no jornalismo).
Embora o mesmo possa alcançar um grande número de pessoas, interligadas com determinados vínculos de afinidade com o conteúdo apresentado.
Tenha sempre em mente que textos para a web são a chave de acesso a um futuro público fiel.
Poderá expandir seu veículo de comunicação, seja ele um blog, um site ou como complemento de uma mídia offline.
Perceba que o jornalismo é maior do que você aprendeu e tem muita coisa que vai mudar a sua realidade. Pode acreditar.