Os segredos da pauta jornalística

Os segredos da pauta jornalística

Todo jornalista se depara com a pauta jornalística em algum momento de seu caminho profissional ou acadêmico. A pauta é crucial para a construção de qualquer trabalho no jornalismo

Seja em blogs, reportagem de TV e rádio ou notícia impressa, a pauta jornalística é a primeira etapa da produção. 

Antes de começar a pensar na sua pauta jornalística você deve ter em mente que essa pauta pode ser usada por outro colega. Toda a estrutura deve ser pensada para que qualquer um que pegue essa pauta jornalística consiga produzir um material completo a partir dela. 

Não existe uma receita para realizar a pauta jornalística perfeita. Mas alguns passos podem te ajudar a fazer a pauta ideal. 

Passo a passo de uma pauta jornalística ideal:

1-Tema

Tenha em mente seu tema muito bem definido. Cuidado com os temas abrangentes, eles podem deixar sua pauta jornalística rasa. 

Também é importante pensar em alguns critérios de noticiabilidade que fazem esse tema ser relevante. 

Esses critérios são:

  • proximidade do tema com a audiência;
  • amplitude;
  • ineditismo; 
  • negatividade (notícia boa ou ruim). 

Estabelecido o tema é hora de pensar em como você pretende trabalha-lo dentro do jornalismo. 

2-Contexto 

Para ter uma pauta jornalística completa você precisa entender muito bem do que está falando. Leia e estude tudo o que encontrar sobre o assunto. 

Uma pauta completa apresenta um contexto para o jornalista. Sem o background a pauta fica superficial e todo trabalho pode ser prejudicado. 

3-Gancho

Como dito anteriormente, para a construção de uma pauta ideal você deve definir bem seu tema. Agora que você sabe sobre o que falar e conhece bem do assunto, é hora de escolher um gancho. O que é mais relevante dentro desse tema? 

Sem o gancho sua matéria pode ficar muito vaga e cheia de assuntos que fogem pela tangente. 

4-Escolha como esse tema será apresentado

O jornalismo possui diferentes maneiras de apresentar um tema. Você pode escrever uma notícia, uma reportagem ou mesmo um artigo. Para isso você precisa saber escolher entre pauta factual ou não factual

A pauta jornalística factual se baseia em notícias com datas estabelecidas. Uma notícia que pode ficar velha. Também pode ser conhecida como pauta quente

A pauta não factual é chamada também de pauta fria. Essa pauta trata de um tema que pode ser explorado a qualquer momento, independente de datas e horários. 

5-Estabeleça fontes 

É fundamental ter fontes que realmente entendam sobre o assunto. A pauta jornalística exige uma boa lista de possíveis fontes que possam ajudar na construção da matéria. 

Indique especialistas sobre o assunto e até mesmo alguma personagem relacionada ao tema.

6-Sugira perguntas. 

Para uma pauta jornalística ideal você deve sugerir perguntas que levarão o jornalista a seguir o gancho escolhido. 

Sugira o que perguntar para cada uma das fontes. É sempre importante lembrar que uma boa pauta sai do óbvio, por isso é muito bom estar por dentro do assunto. 

7-Referências

Para finalizar sua pauta ideal deixe links de matérias, artigos e vídeos de referência. Com estes links o jornalista pode se aprofundar em várias maneiras de abordar o tema durante sua produção. 

O segredo de uma pauta jornalística ideal é seguir estes passos simples. Tenha em mente que a pauta é o alicerce da produção. Se a sua pauta estiver fraca, toda a produção desmorona. 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer se tornar o candidato mais disputado pelas empresas de comunicação