8 dicas de como escrever uma Reportagem Jornalística

Quer receber nossos conteúdos e avisos de cursos por e-mail ?

A reportagem é um gênero jornalístico que necessita de mais informações e tempo de elaboração do que uma simples matéria. E como escrever uma reportagem jornalística, é necessário que o jornalista fique ligado em muitos aspectos importantes.

Vamos te passar 8 dicas, mas para compreender os demais e a fundo com ensinamentos diretos e exemplos se inscreva no nosso Curso Como Fazer uma Notícia/Reportagem de Sucesso onde elaboramos aulas em toda a linha de produção minuciosa e usada pelas empresas de comunicação que nos baseamos.

Diferente da matéria, que se trabalha com textos factuais e breves, a reportagem jornalística vai mais a fundo. O texto é mais extenso e apresenta mais fontes e entrevistados.

Para entender como funciona o processo de criação de como escrever uma reportagem jornalística, serão destacadas dicas que vão ajudar a desenvolver o texto de forma clara e objetiva.

Como escrever uma Reportagem Jornalística

8 dicas de como escrever uma reportagem jornalística

Para pensar em escrever uma reportagem é necessário ter muito conhecimentos primários e a fundo na ponta da língua. A reportagem é um dos extensos e importantes trabalhos do jornalista, e muito pedido em estágios aos alunos.

Como as empresas que nos baseamos para montar o nosso treinamento mostram, as exigências se dão em maior número nessa área e a não conquista das vagas se dá pela falta de compreensão de tudo que precisa para fazê-las. Esses itens são só o começo.

Escolha um tema relevante

O jornalista precisa ir em busca de temas que despertem interesse em um grande número de pessoas. Para isso, é necessário pensar no contexto atual das notícias.

Diante dessas opções e com um olhar inovador, escolha um tema que faça o leitor querer saber de mais detalhes.

Há muitas opções de direcionamento de uma reportagem. Podem ser matérias especiais de valor histórico, ou o perfil de um personagem específico. Também há linha instrucional, onde ensina o leitor a fazer algo, ou fala sobre bastidores de algum evento incomum.

Saiba mais em: Descubra as diferenças entre gêneros e tipo de texto.

Faça uma pesquisa sobre o assunto escolhido

Para encontrar o enfoque ideal, pesquise o tema e armazene o máximo de informação, para definir qual será a abordagem da reportagem jornalística. Vá além da busca online e pesquise em livros, artigos ou arquivos históricos se necessário.

Defina seu público-alvo

Agora que o jornalista já sabe o tema da reportagem, é hora de pensar quem irá se interessar pela leitura do tema. Afinal, como escrever uma reportagem jornalística depende do que seu público gosta ou não.

Ao identificar as características do leitor, é mais fácil entender qual serão os pontos mais interessantes do assunto que serão explorados. Nesta etapa também serão escolhidos os entrevistados, que darão credibilidade a abordagem elaborada.

Prepare-se para as entrevistas

É fundamental que o jornalista pesquise sobre os entrevistados antes de realizar o encontro para coletar as informações que deseja.

Envie com antecedência as perguntas para o entrevistado para que ele compreenda o enfoque que a reportagem terá, antes de responder as questões.

Priorize as perguntas abertas para que a resposta do entrevistado flua. Grave a conversa para não ficar preso às anotações, e deixar algo importante passar.

Saiba mais em: Saiba tudo o que precisa para arrasar na hora da entrevista .

Transcreva o conteúdo coletado nas entrevistas

A transcrição pode ser uma tarefa entediante e longa, mas é muito importante. Isso faz com que as citações sejam fiéis ao que foi dito pelo entrevistado.

Escolha como será o formato da reportagem

Nas matérias especiais, o modelo da pirâmide invertida não é obrigatório. Por ser um texto mais longo, o jornalista tem a liberdade de definir como trabalhar a apresentação do conteúdo.

A intenção é envolver o leitor. Para isso, o início da matéria necessita despertar emoções. Desenvolva o texto de forma criativa para que o tema central seja algo relevante para o público-alvo.

Comece a montar a escrita da reportagem jornalística

Ao iniciar a montagem da reportagem, o jornalista deve criar um esboço, para escolher a ordem das informações. Em seguida o jornalista deve começar a pensar no gancho da reportagem, que ficará no lide. É a chance de envolver o leitor e convencê-lo a acompanhar sua história.

Finalize e revise a reportagem

Depois de terminar a escrita, o jornalista precisa deixar sua mente descansar. Isso evita a possibilidade de deixar escapar erros na hora de revisar a matéria.

É importante reler todo o material com calma, algumas vezes. Podem aparecer cortes ou inclusões de informações. Peça a opinião de um colega da área antes de finalizar a reportagem jornalística, como uma nova revisão.

Todas essas etapas devem estar programadas de acordo com o deadline, já que é um trabalho longo e cheio de detalhes. Após isso, a reportagem está pronta para ser entregue e publicada.

13 comentários em “8 dicas de como escrever uma Reportagem Jornalística”

    1. Olá Ana, muito obrigada! Agradeço em nome de toda nossa equipe seu feedback positivo! Ajuda muito a continuarmos e sermos uma empresa de treinamento sempre qualificada para atender vcs.

      Nos encontre também nas mídias sociais, onde temos conteúdos específicos a elas e contato mais direto com vcs sempre que necessário. E claro, te esperamos em nosso cursos! Já conhece os disponíveis e nossa didática diferenciada? Te esperamos lá! Falando nisso tem curso novinho lançado ontem 17/1.

      Um forte abraço e até as próximas pautas!

  1. CLAUDIA DANIELLE MONTEIRO FREITAS

    olha estou adorando essa academia, desde que a descobri estou sempre buscando novidades, e tenho aprendido muito com vocês, parabéns por esse excelente trabalho.

  2. Valdenice Costa dos Santos

    Achei muito interessante, meus professores sempre batem nessa tecla, antes de fazer uma entrevista conheça um pouco do entrevistado, mande as perguntas antes pra ele saber sobre o que será entrevista, enfim tudo isso que você

    1. Sim, pois é muito importante, evita problemas e erros futuros. Já conhece os direitos do entrevistado, como conseguir melhores respostas e voltar cim um bom conteúdo para a redação?

      Temos artigos que falam sobre isso em detalhes e um treinamento em curso que ensina na prática a realiza-los.

      Confira e chama os amigos! Quanto mais jornalistas bons, a profissão não ficará menosprezada, com pouco valor no mercado. Pensa nisso!

      Um forte abraço e até a próxima pauta, estamos cheios de novidades, com palestras e workshops 🙂

  3. Manuel Alfredo Maquequel

    Olá Ana a matéria que recebi foram úteis para me porque pode apreender bastante , acredito não só eu sozinho que estou a mim beneficiar destes conteúdos .

    1. Esse é o nosso objetivo, Manuel. Fico feliz de estar alcançando.

      Continue atento a todos os nossos conteúdos, sejam aqui pelo blog ou nos canais, como YouTube.

      Sempre temos novidades de treinamento, assim como o ciclo de palestras que está acontecendo desde final de julho, amanhã já teremos a terceira, inscreva-se e não perca!

      Um forte abraço e até a próxima pauta.

  4. Olá Julieta, que alegria sua mensagem aqui em um dos meus artigos do blog…

    Fico muito feliz em te-la nos acompanhando, ainda mais de tão longe! É um imenso prazer! Muito obrigada 🙂

    Espero encontra-la em nossos treinamentos dados em curso e eventos online também, e lógico pelas nossas demais mídias, já nos segue lá né? YouTube, Instagram, Facebook…

    Beijão e até as próximas pautas, tem novidades vindo por aí!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preparamos um modelo de pauta para você.

Ciclo de Palestra Gratuita para Jornalista