É menos complicado do que pode parecer e vai ajudar a divulgar você, sua marca, seu trabalho. Leia até o final e saiba o que é escrita criativa.
A escrita criativa nada mais é do que fugir das técnicas e padrões de um texto, como em bulas de remédio, receitas de cozinha, entre outros. Além disso, o objetivo aqui é envolver o seu público com as suas palavras.
Embora seja facilmente encontrada no meio artístico – músicas, poemas e roteiros, por exemplo – ela também está presente no jornalismo. Você com certeza já ouviu ou até escreveu uma crônica, conto… ou até mesmo um romance ou discurso.
Ela é empregada em todos esses tipos de texto! Mas não para por aí. Você pode fugir do óbvio em outras situações e surpreender com um lead mais criativo, ou até uma legenda num post informativo do Instagram, por exemplo.
O que é escrita criativa no trabalho?
Ainda mais, a escrita criativa pode auxiliar na divulgação do seu trabalho. Afinal, se você envolve o seu leitor com suas palavras, sejam elas escritas ou faladas, fica mais fácil de fidelizar seu público.
Dessa forma, a ela chega para aprimorar o seu marketing pessoal. Além dos exemplos que já demos, podemos pensar também em momentos decisivos da carreira em que é importante se destacar: na busca por uma vaga.
Seja ela de estágio, emprego, ou um curso de pós-graduação, por exemplo, você pode ter que redigir uma carta de apresentação ou um texto sobre sua trajetória profissional ou acadêmica. Nesses momentos a sua escrita é um fator essencial na sua classificação!
Existem cursos gratuitos e pagos que te ensinam sobre o assunto na teoria e na prática. Porém, te damos uma dica para começar: comece!
Sem trocadilho nenhum, a ideia é começar a praticar por conta própria. Assim, você aprende com seus erros e acerta cada vez mais, até entender e desenvolver a sua própria escrita criativa.
Já sabia o que é escrita criativa? Para saber outras formas de melhorar seu marketing pessoal, veja outras matérias sobre o tema.
Até a próxima pauta, pessoal!