Você sabe como se promover nas redes sociais?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Magalhães

Daniella Magalhães

Não se preocupe, você não precisa se tornar um influencer! A Academia do Jornalista te mostra como se promover nas redes sociais!

Hoje em dia a melhor forma de se manter conectado e de se fazer conhecido é através das mídias. Além disso, em meio a uma pandemia, essa também é a forma mais segura de divulgar quem você é e o que você faz.

Para as pessoas que não se sentem confortáveis em combinar suas postagens pessoais com as de carreira, vale criar uma conta nova, que segue o seu objetivo profissional. Mas, também é muito importante que você se sinta confortável e seguro para abordar os temas que deseja. 

Como se promover nas redes sociais? 

Quando você decide divulgar seu trabalho ou suas conquistas, lembre-se que várias pessoas estarão assistindo, lendo e interagindo com você. 

Assim, uma das formas principais de se promover nas redes sociais é compartilhar o que você está fazendo e alcançando. Porém, um ponto importante dentro disso é que você deve se manter fiel à realidade.

Isso significa compartilhar suas vitórias e comemorá-las, mas também mostrar os bastidores, o processo até o resultado final. 

Por exemplo, quando estiver montando uma pauta e ela cai, ou se de repente você precisa fazer uma cobertura em outro local… Todas as experiências são importantes para promover o seu trabalho! 

Então, para se promover nas redes sociais vale contar os perrengues, como você está lidando com tudo e até como se organiza! Assim você se aproxima do seu público, humanizando o processo, mas mostra que você continua tentando até alcançar seus resultados. 

Além disso, se você atua em mais de uma rede social, pode divulgar seus outros perfis, seja com postagens ou colocando na sua biografia, por exemplo.

Qual rede social eu escolho?

Embora o LinkedIn seja o “ambiente profissional” entre as redes sociais, ela não é sua única alternativa. Para mais, cada ambiente digital tem suas características, pontos que funcionam ou não. Ou seja, você pode sempre procurar mais informações sobre cada uma, para adaptar seu conteúdo ao formato do serviço.

No Instagram, por exemplo, você pode se promover através de lives, stories, fotos, vídeos em três formas diferentes, enquanto no Twitter você faz isso com textos curtos, fotos e vídeos de até 2 minutos. Até o YouTube é uma plataforma válida! 

Ou seja, procure o formato ideal para você e invista nele. Te desejamos toda a sorte do mundo! 

Agora que você já sabe como se promover nas redes sociais, confira como se expressar em uma entrevista e Os 7 erros de Jornalistas nas Redes Sociais!

Até a próxima pauta, pessoal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *