Search
Close this search box.

Politicamente correto como aliado no Jornalismo Digital

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Apesar de bem simples, muitas pessoas não compreendem o que define algo como Politicamente Correto. Um texto, por exemplo, politicamente correto é definido assim quando não possui expressões que ofendem o leitor por características discriminatórias. 

Os jornalistas devem ter cuidado ao escrever seus textos, principalmente no âmbito digital, pois o cancelamento pode interferir na carreira. Alguns jornalistas acreditam que o politicamente correto atrapalha na hora de redigir uma matéria ou reportagem. De acordo com William Waack, no Segundo Encontro Folha de Jornalismo, “quando você concentra demais e atenção na linguagem, fica com a sensação de que resolve o problema se resolver a língua”. No entanto, resolver a língua faz parte da resolução do problema.

Por exemplo, os negros foram escravizados por muito tempo e até hoje sofrem violências por conta das suas características físicas, como cor e cabelo. Até hoje, existem episódios de racismo no qual falam para pessoas negras voltarem para a senzala. Assim, podemos perceber como a linguagem pode ser violenta mesmo quando um problema já está resolvido, no caso da escravidão.  

Entretanto, a língua e o discurso fazem parte da resolução do problema. Por isso, o politicamente correto pode ser um grande aliado na comunicação jornalística, principalmente no meio digital. 

A importância do Politicamente Correto no Jornalismo Digital 

No meio digital, muitas pessoas podem consumir o seu conteúdo, seja escrito, em vídeo ou em áudio. Por isso, o seu conteúdo deve ser acessível e coerente, para, assim, expandir o seu público. 

No Jornalismo Digital não é diferente, apesar da linguagem variar de acordo com a pauta, o veículo e o público-alvo, o texto deve ter a proposta de alcançar todas as pessoas. Por isso, o texto pode ser alinhado com o Politicamente Correto e, dessa forma, o discurso passa longe da ofensa e se aproxima da democracia. 

Em suma, a linguagem Politicamente Correta assume um papel importante no Jornalismo Digital, que é um grande difusor de ideias.  

Por fim, não deixe de acompanhar a Academia do Jornalista e saber mais sobre Jornalismo Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *