Search
Close this search box.

Como estudar Jornalismo Digital

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Ao longo da história da comunicação, diversos meios foram surgindo para atender os consumidores de conteúdo. A última grande inovação que surgiu foi a internet, onde nasceu o Jornalismo Digital, onde podemos encontrar vídeos, áudios e textos que compartilham conteúdo jornalístico.  

Hoje em dia, os usuários passam cerca de 9h diárias de internet, de acordo com a “Digital in 2020”, uma pesquisa realizada pelo “We Are Social” e “Hootsuite”. Dessa forma, a Web se tornou um dos principais meios de comunicação dos últimos tempos. 

Com isso, surgiu uma nova forma dos jornalistas se comunicarem e, assim, divulgar informação: o Jornalismo Digital. Essa nova categoria inclui imediatismo, convergência e hipertextualidade no conteúdo, seja ele por áudio, escrito ou áudio visual.

Além disso, o conteúdo pode ser acessado em qualquer lugar do mundo e em qualquer momento. 

Em suma, o Jornalismo Digital é muito recente em comparação às outras mídias. Demorou cerca de 30 anos para que os comunicadores conseguissem compreender as necessidades do público e, assim, entender como compartilhar informação. Desde então, jornais, revistas, programas de rádio e emissoras de televisão estão adaptando seu conteúdo para a web.

A partir disso, o jornalista que sabe produzir texto para web tem mais chances de entrar no mercado de trabalho. 

Dicas

De início, para estudar jornalismo digital é necessário consumir conteúdo jornalístico na web. Dessa forma, o jornalista pode compreender melhor onde encaixar os links no hipertexto, qual o formato das publicações e o que os internautas estão se interessando mais.  

Vale também estudar teóricos que estudam o comportamento humano na era digital, como Henry Jenkins e Zygmunt Bauman

Além disso, nós também fazemos parte dos consumidores de conteúdo. Então, faz sentido estudar conteúdo de portais conhecidos e relevantes usando a sua perspectiva. 

Uma grande recomendação é fazer um curso de Jornalismo Digital, para, assim, aprender com profissionais como funciona esse mercado. A Academia do Jornalista tem um curso de Formação de Jornalista Digital que disponibiliza 15 certificados nesta área e afins.

Por fim, a criação de um blog é muito recomendado para colocar em prática o que aprendeu. Além disso, o blog é uma ótima oportunidade de produzir um portfólio nessa área e lhe dar uma identidade na Web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *