Devo usar “memes” nas Redes Sociais?

Devo usar "memes" nas Redes Sociais?

O uso de memes nas redes sociais se tornou um hábito entre os profissionais de Social Media. No entanto, ele deve ser usado com moderação e cuidado, para não atrapalhar no conteúdo geral da Rede Social do cliente.

Por isso, separamos alguns pontos para refletir antes de colocar o meme ou não.

1. Isso é coerente com o meu conteúdo?

Antes de colocar um meme na Rede Social do cliente é necessário avaliar se ele é coerente com o conteúdo. Dessa forma, é bom avaliar se o conteúdo vai fazer sentido para o público do cliente na rede social.

A última febre no universo dos meme’s foi a diferenciação da pessoa legal para a pessoa “cringe, ou seja, que tem hábitos esquisitos. Muitas pessoas inseriram o conteúdo da rede social sem conseguir adaptar o meme para o público. Assim, o meme ficou incoerente com o objetivo do cliente.

2. Estou postando só pela onda?

Qualquer Social Media deve ser atento as trends, mas somente um social media bom vai avaliar se vale a pena ou inserir o conteúdo na trends.

Muitos memes se tornam famosos nas redes sociais, mas não é todo meme que vale a pena reproduzir para o seu cliente.

Por exemplo, uma corporação de saúde deve evitar usar memes, pois a saúde do seu público não deve ser levada na brincadeira.

3. O público realmente vai se identificar?

O conteúdo deve ser alinhado com o público, por isso não é todo meme que vai fazer sucesso. Assim, é essencial pensar se o cliente vai se identificar com o meme.

As vezes, o meme só funciona para um nicho específico. Por exemplo, recentemente alguns usuários do twitter começaram a usar uma imagem de baixa qualidade com uma caveira com legendas sobre rock. Esse meme não deve ser usado por um público mais adulto, por exemplo, pois não iria entender e nem achar graça.  

4. É essa a imagem que o meu cliente quer passar?

Por fim, muitas empresas desejam ter uma imagem mais séria e mais simples, sem inserir humor. É essencial que o Social Media respeite essa decisão.

Por isso, é importante que o jornalista una o propósito do cliente com o propósito do público. Sendo, assim, a ponte entre consumidor e vendedor.

Entenda todo trabalho de um Social Media e como essa carreira pode estar ligada diretamente ao Jornalismo, clicando nestes links auxiliares:

  1. O que faz um Social Media?
  2. 3 motivos para apostar na carreira de Social Media
  3. Um Jornalista pode ser um Social Media?

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer se tornar o candidato mais disputado pelas empresas de comunicação