Search
Close this search box.

Texto Jornalístico e Público Alvo: Entenda porque um Depende do Outro

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

Para garantir o sucessos de um texto jornalístico, é preciso pensar no perfil de quem irá ler o conteúdo. A ligação entre estes dois fatores podem transformar o conteúdo em uma matéria de grande alcance e engajamento. Quem não quer ter muita gente lendo o que você escreveu e melhor ainda, gostando disso e virando seguidor?

Público Alvo e o Texto Jornalístico

De nada adianta ter um tema relevante se a proposta de informação apresentada não for de interesse do público correto.

O jornalista precisa saber encontrar o equilíbrio da informação e o grau de interesse de um assunto a ser escrito.

Ao definir o assunto de um texto jornalístico, é preciso criar uma linha de enfoque, para que o conteúdo siga um fluxo de raciocínio, e estimule gatilhos mentais.

O poder de persuasão pode ser expandido, utilizando a linguagem ideal para cada tema abordado.

Além de informativo, o texto jornalístico precisa impulsionar comportamentos no público-alvo. Ou seja, a comunicação tende a gerar comportamento de consumo.

Antes de colocar todos esses pontos no papel, é preciso reconhecer e entender cada persona que forma o seu público alvo, elaborar uma planilha de perfis, contendo tudo que é exigido para esta encontrabilidade seja assertiva.

Jornalismo Digital

Para atuar no Jornalismo digital, é fundamental que o profissional esteja por dentro de tudo que está em alta.

Sejam novos aplicativos, assuntos em alta, ou novas tendências em comunicação, padrões de escrita, formato correto, e muito mais, o jornalista precisa estar a frente de qualquer novidade.

Assim como a notícia é criada com rapidez, seu prazo de validade também é curto.

É fundamental saber o timing, para não se perder e parecer desatualizado diante do público-alvo.

Tente se manter no mesmo fluxo de atualizações de veículos semelhantes, para que seu público-alvo tenha a possibilidade de ver um mesmo tema com linguagens diferentes, e possa comprovar que sua abordagem é a que melhor lhe informou..

Invista em pesquisa. Saiba todos os detalhes comportamentais de seu leitor.

Para elaborar um texto jornalístico, é preciso saber muito além do assunto em foco.

Entender gostos, costumes, preferências e temas relacionados ajudam muito na produção de conteúdo.

Estudar o perfil de um público-alvo também faz parte do trabalho de investigação jornalística.

Perceba que não tem receita de bolo no jornalismo, busque capacitação mais do que lhe apresentam na graduação.

Esses temas você não aprende lá, mas se exige no mercado. E aí?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *