Search
Close this search box.

Como definir a linguagem do seu texto jornalístico no digital

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

Um bom comunicador deve ser profissional em definir a linguagem textual e essa capacidade é fundamental para quem trabalha no ambiente digital.  

Com a internet, os conteúdos ficam cada vez mais específicos, pois o público se fragmenta ao procurar assuntos de interesse próprio.  

Por isso, separamos 3 dicas para facilitar na hora de definir a linguagem do seu texto. 

Estude o veículo e a pauta 

Compreender o veículo e a pauta são essenciais para saber a orientação do texto. A um texto sobre skates na Capricho é muito diferente de um texto sobre privatização dos correios no Intecpt. Portanto, é fundamental que o comunicador esteja alinhado com o veículo e compreenda a pauta antes de definir a linguagem. 

Foque no objetivo do texto 

O objetivo de todo texto jornalístico é informar, porém a maioria vai além disso. Para exemplificar, vamos analisar dois formatos de textos: reportagens grandes sobre política e matérias sobre o clima. 

As maiores reportagens sobre políticas têm como o objetivo revelar uma informação polêmica de grande importância. Entretanto, a matérias pequenas sobre o trânsito precisam informar se o trabalhador deve sair de guarda-chuva, pegar m caminho que não alaga e até desmarcar ou marcar compromissos no ar livre. 

Nas reportagens sobre política a linguagem deve ser detalhada e pode até ser um pouco narrativa, mas com cuidados para não cair no sensacionalismo, para que o leitor consiga ter uma linha de raciocínio. Já a matéria sobre o trânsito é objetiva, pois tem como objetivo auxiliar o cidadão somente por um dia. 

Saiba a linguagem que atrai o público-alvo 

Por fim, conhecer o público-alvo é fundamental para definir a linguagem do seu texto. 

Por exemplo, o público alvo de uma matéria sobre denúncias de roubo em blocos de carnaval tem como público-alvo quem curte carnaval. Então, não vale a pena usar linguagem de direito nessa matéria, pois a maior parte dos leitores não irá entender. Contudo, vale a pena usar a linguagem de direito se a matéria for sobre dados sobre criminologia política no Brasil 

Em suma, definir a linguagem de um texto é muito importante e não é difícil. 

Para receber mais dicas sobre linguagem no Jornalismo Digital acompanhe o blog da Academia do Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *