Diferença entre Notícia, Reportagem e Artigo

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Fernanda Felix

Fernanda Felix

Os gêneros textuais do Jornalismo costumam ser confundidos em relação ao uso, devido a funções e escrita semelhantes. Por isso é válida e crucial conhecer a diferença entre Notícia, Reportagem e Artigo.

A seguir, vamos apresentar características da Notícia, Reportagem e Artigo, que irão esclarecer as dúvidas no emprego de cada estilo de escrita jornalística.

Diferença entre Notícia, Reportagem e Artigo

É considerado notícia conteúdos factuais de caráter informativo. Isso significa que a notícia tem um prazo curto de validade.

As informações que devem ser consumidas de imediato, assim que o fato ocorre, também conhecidas como pauta quente.

Já a reportagem é gênero textual mais extenso que a notícia.

Além do caráter informativo, inclui o estudo de causa ou efeito de algum assunto que já foi uma notícia, conhecidas como pautas frias.

Ou seja, as reportagens são temas relevantes que podem ser publicados em qualquer tempo, sem que o contexto atual faça o assunto perder importância.

O prazo de apuração jornalística e publicação de uma reportagem também são mais extensos, devido a grande quantidade de fontes, imagens, gráficos e dados oficiais que podem e devem ser inseridos.

No caso do artigo consiste em um material jornalístico que imprime opinião pessoal sobre determinado assunto, a maior diferença entre Notícia, Reportagem e Artigo

Pode conter análises e críticas, como também o uso de ironias e metáforas para ilustrar o conteúdo.

O texto argumentativo aplicado no artigo vai além do caráter informativo.

Ele tem a função de orientar o leitor sobre determinado assunto, que poderá influenciar na decisão de seguir ou abandonar um posicionamento relacionado ao tema.

Sendo assim, podem ser incluídas diversas referências de outras publicações como base para o texto, mas a essência do enfoque será a opinião do jornalista ou da editoria em questão.

 

Respostas de 6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *