Search
Close this search box.

Conheça os 5 Maiores Erros com Textos Jornalísticos e se dê bem

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Fernanda Felix

Fernanda Felix

Seguindo o velho clichê “é errando que se aprende”, cometer erros com textos jornalísticos no início da carreira é algo completamente compreensível e perdoável. Mas para evitar persistir no erro, devemos ir sempre atrás de mais informações que nos orientem como melhorar o modo de produzir conteúdo jornalístico.

Erros com textos jornalísticos

Conheça os 5 maiores erros com textos jornalísticos e se dê bem

Para auxílio nesta tarefa de detectar os maiores erros com textos jornalísticos, serão listados 5 erros que devem ser evitados tanto por jornalistas iniciantes e quanto por profissionais experientes, ao elaborar um texto jornalístico.

Fique atento em cada detalhe de sua atuação.

1) Lide sem atrativos

Num texto jornalístico, o lide é o que abre a notícia, ou seja, ele é o primeiro parágrafo da sua matéria.

Neste espaço devem conter as principais informações do assunto, que irão prender a atenção do leitor.

Diante dessa premissa, o lide precisa ser atrativo.

Procure ser direto e responder de cara as principais perguntas sobre o fato a ser descrito.

Essas perguntas são “O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?”.

2) Ser prolixo

Lembre-se que num texto a qualidade vale mais do que a quantidade.

Uma pessoa prolixa é aquela que escreve ou fala demais, além de enrolar para chegar ao ponto principal.

Com a necessidade de consumir notícias rapidamente, abrimos uma matéria no intuito de obter respostas das dúvidas sobre o assunto em poucas palavras.

Principalmente nas mídias online, o que esperamos é que o lide e o sublide sejam elaborados com textos claros e objetivos.

Um texto longo afasta o leitor que tem pressa.

3) Cometer erros gramaticais

A principal arma de um jornalista é a sua escrita.

Um jornalista que não escreve bem costuma ser mal visto pelos seus leitores, e perde sua credibilidade.

É muito comum quando encontramos erros gramaticais e de concordância em grandes veículos, vir logo em seguida: ”a culpa é do estagiário”.

Para que seu texto não perca a credibilidade por conta dos erros da língua escrita, revise-o mais de uma vez, e se possível peça a um colega para revisá-lo novamente, pois muitos erros nos passam despercebidos.

4) Deixar perguntas do Lide em aberto

Como dito no primeiro item, é indispensável ter um lide atrativo que responda às perguntas guias de seu texto.

Ainda assim, sabemos que muitas vezes não é possível responder a todas as perguntas no primeiro parágrafo.

Quando isso acontecer, responda pelo menos até o segundo parágrafo (sublide), e não deixe para o corpo da matéria.

Complemente o assunto em: Pirâmide Invertida no Jornalismo.

O que vier depois é o complemento para o corpo do texto, e não informação factual.

5) Utilizar poucas fontes

Um erro que muitos jornalistas cometem na hora da pressa, é escrever a matéria com base em apenas uma fonte.

Se você preza pela qualidade e veracidade de seu texto, siga a lei das três fontes na apuração, e entregá-lo a seu leitor com mais conteúdo.

Produzir um texto vago deixará o seu público confuso podendo afastar o público e afetar a credibilidade do profissional.

8 respostas

  1. Grato pelas dicas, são válidas para quem produz informativos de variados gêneros.
    Parabéns pela postagem!
    Apesar de não ser jornalista ou de exercer profissionalmente, contribuiu demais para refletir no que e como eu escrevo.

    Abraços,

    Braian

    1. Olá Marcos, fico muito feliz em saber que está sendo ajudado com nossos conteúdos aqui da página. Teremos mais novidades a partir deste semestre, como um curso online completo, ensinando tudo sobre pautas. E mais pra frente sobre Jornalismo Digital e de dados, que hoje abre muitas oportunidade de mercado.
      Já conhece todas nossas mídias?

      Te espero.

      Grande abraço e até a próxima pauta !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *