Search
Close this search box.

Qual é a importância do SEO no Jornalismo?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Rafael Jesus

Rafael Jesus

Neste artigo vamos falar sobre a importância de SEO no jornalismo digital e como a produção de conteúdo é vista pelo mercado, cheio de oportunidades.

Atualmente mais do que fazer uma matéria é muito importante conseguir alcançar o público certo, o verdadeiro leitor que sua editoria precisa.

Com a evolução da tecnologia e a forma de se comunicar, a produção de conteúdo ganhou muito mais força e muito mais mercado.

Mas antes de entramos de fato no assunto SEO no Jornalismo, vamos refletir um pouco sobre o mercado de consumo de conteúdo, afinal aqui na Academia do Jornalista nós levamos vocês a pensarem e não a ser um repetidor de assuntos.

Vocês são responsáveis por formar a opinião de uma parcela da população brasileira e isso é muita responsabilidade. Vamos lá.

Como o mercado de trabalho vê a produção de conteúdo?

As empresas vivem de lucro; O significado de lucro é “o que se ganha a partir de algo ou alguém; o rendimento; um privilégio ou vantagem em relação a algo. O lucro é considerado todo o rendimento positivo obtido através de uma negociação econômica ou de qualquer outro gênero”, de acordo com o site Significados.

Com posse dessa informação eu lhe pergunto, você gera lucro para seu chefe? se você ainda é um estudante, você geraria lucro para a empresa que vai lhe contratar?

Como gerar lucro para minha empresa?

A resposta é bem simples.

Traga leitores qualificados para o seu site, através do seu conteúdo.
Quando se tem um público especifico e qualificado, a possibilidade de ter anunciantes é muito maior, consecutivamente mais lucrativo.

Hoje em dia temos muitas formas de fazer seu conteúdo ter muito acesso, tais como:

1) Facebook
2) Google
3) E-mail Marketing
4) WhatsApp

E como que o SEO no Jornalismo entra nessa história ?

Qual é a importância do SEO no Jornalismo?

Também é muito simples, até agora já aprendemos:

• Sua empresa vive de lucro;
• Lucros são adquiridos através de clientes;
• Conseguimos clientes quando demonstramos que temos muito acesso qualificado;
• 4 canais que você pode ganhar acesso.

O SEO é uma das melhores formas de gerar acesso ao seu artigo, já imaginou o Google trabalhar por você? Desde que você saiba usar da forma correta as boas práticas que ele mesmo impõem, isso é muito possível e utilizado pelos maiores e melhores canais de comunicação do mundo.

O SEO é a melhor forma de gerar leitor qualificado para o seu site, pois utilizando as técnicas de SEO ON PAGE você pode conseguir posicionar seu artigo, matéria, post ou qualquer outro conteúdo, na primeira página do Google e quem sabe até em primeiro lugar. Porque também depende da qualidade do seu conteúdo.

Aqui na Academia do Jornalismo usamos muito e muitas técnicas para sermos bem ranqueados no Google, quer ver nossos exemplos ?

Termo: “como fazer uma pauta jornalística”

Qual é a importância do SEO no Jornalismo
Fonte: Academia do Jornalista

Termo: “Apuração Jornalística”

Qual é a importância do SEO no Jornalismo
Fonte: Academia do Jornalista

Título: “Fundamentos de Jornalismo”

Qual é a importância do SEO no Jornalismo
Fonte: Academia do Jornalista

Nosso publico alvo é você leitor, estudante de jornalismo ou jornalista já formado.
Viu como funciona ?

Usando o SEO você será um produtor de conteúdo de valor, onde seu chefe verá que não pode ficar sem você.

É por isso que SEO no Jornalismo é mais que fundamental para o Jornalismo Digital.

Espero ter contribuído para seu crescimento neste artigo.

Quer ficar por dentro de todos os nossas novidades ?

Acesse nossa categoria de Jornalismo Digital ou se cadastre em nossa lista de E-mail.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *