Neste artigo vamos falar sobre a importância de SEO no jornalismo digital e como a produção de conteúdo é vista pelo mercado, cheio de oportunidades.
Atualmente mais do que fazer uma matéria é muito importante conseguir alcançar o público certo, o verdadeiro leitor que sua editoria precisa.
Com a evolução da tecnologia e a forma de se comunicar, a produção de conteúdo ganhou muito mais força e muito mais mercado.
Mas antes de entramos de fato no assunto SEO no Jornalismo, vamos refletir um pouco sobre o mercado de consumo de conteúdo, afinal aqui na Academia do Jornalista nós levamos vocês a pensarem e não a ser um repetidor de assuntos.
Vocês são responsáveis por formar a opinião de uma parcela da população brasileira e isso é muita responsabilidade. Vamos lá.
Como o mercado de trabalho vê a produção de conteúdo?
As empresas vivem de lucro; O significado de lucro é “o que se ganha a partir de algo ou alguém; o rendimento; um privilégio ou vantagem em relação a algo. O lucro é considerado todo o rendimento positivo obtido através de uma negociação econômica ou de qualquer outro gênero”, de acordo com o site Significados.
Com posse dessa informação eu lhe pergunto, você gera lucro para seu chefe? se você ainda é um estudante, você geraria lucro para a empresa que vai lhe contratar?
Como gerar lucro para minha empresa?
A resposta é bem simples.
Traga leitores qualificados para o seu site, através do seu conteúdo.
Quando se tem um público especifico e qualificado, a possibilidade de ter anunciantes é muito maior, consecutivamente mais lucrativo.
Hoje em dia temos muitas formas de fazer seu conteúdo ter muito acesso, tais como:
1) Facebook
2) Google
3) E-mail Marketing
4) WhatsApp
E como que o SEO no Jornalismo entra nessa história ?
Também é muito simples, até agora já aprendemos:
• Sua empresa vive de lucro;
• Lucros são adquiridos através de clientes;
• Conseguimos clientes quando demonstramos que temos muito acesso qualificado;
• 4 canais que você pode ganhar acesso.
O SEO é uma das melhores formas de gerar acesso ao seu artigo, já imaginou o Google trabalhar por você? Desde que você saiba usar da forma correta as boas práticas que ele mesmo impõem, isso é muito possível e utilizado pelos maiores e melhores canais de comunicação do mundo.
O SEO é a melhor forma de gerar leitor qualificado para o seu site, pois utilizando as técnicas de SEO ON PAGE você pode conseguir posicionar seu artigo, matéria, post ou qualquer outro conteúdo, na primeira página do Google e quem sabe até em primeiro lugar. Porque também depende da qualidade do seu conteúdo.
Aqui na Academia do Jornalismo usamos muito e muitas técnicas para sermos bem ranqueados no Google, quer ver nossos exemplos ?
Termo: “como fazer uma pauta jornalística”
Termo: “Apuração Jornalística”
Título: “Fundamentos de Jornalismo”
Nosso publico alvo é você leitor, estudante de jornalismo ou jornalista já formado.
Viu como funciona ?
Usando o SEO você será um produtor de conteúdo de valor, onde seu chefe verá que não pode ficar sem você.
É por isso que SEO no Jornalismo é mais que fundamental para o Jornalismo Digital.
Espero ter contribuído para seu crescimento neste artigo.
Quer ficar por dentro de todos os nossas novidades ?
Acesse nossa categoria de Jornalismo Digital ou se cadastre em nossa lista de E-mail.
Respostas de 2
Parabéns pelo post e pelos resultados nas buscas!
Oiii Cristiane. Boa noite!
Obrigada mesmo, fico muito feliz com o seu feedback, muito importante pra mim e o meu trabalho. Você é 1000!
Forte abraço e até a próxima pauta.