Search
Close this search box.

O Social Media deve fazer as artes do cliente?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Uma das maiores dúvidas quando o estudante de jornalismo tem quando decide seguir a carreira é se deve fazer as artes dos clientes ou não.

É super compreensível a existência dessa dúvida, afinal, fizemos faculdade de jornalismo e não um curso de design. Contudo, se o Social Media é responsável pelo desenvolvimento de conteúdos ele também deveria ser responsável pela produção das artes.

Por isso, a resposta para a pergunta presente no título é: depende.

A coerência na hora da contratação

Se o jornalista souber o básico de design, vale a pena cobrar um valor a mais na hora da contratação. No entanto, se o jornalista não souber trabalhar com design, ele deve deixar bem claro para o cliente. Dessa forma, ele pode decidir se deve contratar um designer ou se deve aceitar que as artes mais simples.

Em suma, o jornalista deve ser bom em se comunicar. Por isso é muito importante que ele entenda o básico de artes visuais, pois são uma forma de comunicação. Ninguém é obrigado a saber design, mas vale a pena estudar um pouco mais sobre isso para não perder oportunidades.

Como diz o ditado: o combinado não sai caro. Por isso, o profissional deve combinar o seu salário de acordo com a sua função com o cliente.

Por exemplo, não adianta o Social Media cobrar um valor muito baixo pelo seu trabalho se ele vai desenvolver estratégias, o conteúdo e as artes. Caso o Social Media cobre um valor muito alto para realizar somente um dos trabalhos, ele pode ficar com o nome sujo entre os colegas de profissão. Por isso, é fundamental ser honesto na hora de negociar o seu salário ou o valor do seu freelancer.

Continue acompanhando a Academia do Jornalista para saber mais sobre a carreira de Social Media.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *