SEO para Jornalistas

Utilize 4 técnicas de SEO no Jornalismo e se destaque no mercado

Fernanda Felix
Escrito por Fernanda Felix em 2 de março de 2017
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Checklist das Técnicas de SEO para Jornalista

Criar conteúdos relevantes e de credibilidade de nada adianta, se o Jornalista não souber como divulgar seu trabalho.

Utilizando as técnicas de SEO no jornalismo, tenha em mente que será um conhecimento crucial para os seus trabalhos.

Como costumamos ouvir, “se não está no Google, não existe”. No Jornalismo Digital não é diferente.

Ou seja, se o público-alvo não encontra o seu site nas buscas, o trabalho se torna nulo.

Para garantir que o trabalho jornalístico alcance sucesso e seja visto como produto comercial, o caminho a seguir são as Técnicas de SEO no Jornalismo.

Técnicas de SEO (Search Engine Optimization Otimização para ferramentas de buscas)

– As técnicas de SEO são um conjunto de práticas que tornam sites mais fáceis de serem localizados nos mecanismos de busca, como Google, Bing, Yahoo, etc.

– Dentro do conteúdo do site são selecionadas palavras-chave com o intuito de otimizar o posicionamento nos resultados orgânicos das pesquisas.

Estas são as primeiras a aparecer quando o usuário digita a palavra referente ao que deseja buscar.

Estar entre os primeiros sites em uma busca orgânica é sinônimo de sucesso do SEO.

Manter-se visível dentro da rede, facilita o encontro de novos consumidores potenciais do seu conteúdo.

Também motiva os que já conhecem a retornar ao site.

Técnicas de SEO no Jornalismo

1. Faça uma pesquisa sobre as palavras-chave.

É importante descobrir quais palavras seu público-alvo digita na busca, que correspondem ao que você produz.

Isso será fundamental para que o SEO dê resultados que condizem ao seu conteúdo elaborado.

Veja também o trabalho do seu concorrente, para entender o meio que está inserido, e atrair mais pessoas ao seu site.

2. Facilite a visualização da sua página.

Tenha em mente que seu site precisa ser prático e rápido.

Para isso, use imagens compactadas, destaque as palavras-chave em negrito, e crie conteúdo focado nas linhas de interesse do seu público-alvo.

3. Use links entre as páginas do site.

Faça o usuário explorar seu site, com o uso de links que faça ligação entre assuntos relevantes.

Você pode encontrar dentro do texto, termos que façam menção a outro assunto já abordado, que pode se tornar link para levá-lo até a outra página.

4. Insira seu site em redes sociais.

Curtidas, compartilhamentos e comentários de pessoas sobre seu site em redes sociais é uma ótima experiência para compreender como a sua página é vista pelos usuários.

Aprenda a interpretar os resultados dessa interação para descobrir o que seu conteúdo tem de melhor, e o que precisa ser aprimorado.

Isso aplica-se também se você analisa, escreve ou divulga em algum veículo online no estágio/freela/Treinee.

Não tenha dúvida que isso irá ampliar seu reconhecimento, não são todos que sabe estas técnicas.

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