Para o jornalista poder fazer um bom trabalho, ser visto pela qualidade do que faz na internet, é necessário compreender muito bem as técnicas de SEO para jornalista e o que é julgado errado dentro das tarefas aprendidas.
Ter em mente que a qualidade precisa vir primeiro, e depois todas as técnicas para tornar seu conteúdo visto e encontrado na internet.
Antes de começar a listar os erros é muito importante sabermos um dos conceitos básico de SEO ON PAGE.
“É o ato de distribuir o termo foco de forma organizada e ordeira ao longo do texto.”
Sabendo disso, vamos listar os 4 erros mais comuns que que os jornalistas estão fazendo.
1) keyword stuffing
Já sabemos que é necessário colocar os termos foco dentro de nosso conteúdo, e especula-se que a densidade deste termo deve ser de 3% a 5% do conteúdo, porém muitas pessoas repetem inúmeras vezes o mesmo termo e fazer isso não faz a densidade aumentar positivamente, pelo contrário.
O Google vê com maus olhos essa prática, pois ele tenta manter a qualidade do conteúdo para o seu cliente (todos nós que fazemos consulta no Google). É importante sempre pensar quando é possível e onde é possível incluir essa palavra foco, se perder a qualidade, a coerência do conteúdo, não vale a pena colocar.
Exemplo:
2) Conteúdo oculto
Alguns sites permitem que você ponha cor no texto, assim como fazemos no Word, então o Jornalista produz o conteúdo da forma correta e ao final ele repete inúmeras vezes o termo foco e depois o colore com a cor de fundo do site, pois dessa forma o leitor não vai ver o conteúdo.
Mas as pessoas esquecem que o Google é uma ferramenta extremamente inteligente, ele consegue identificar todos erros principalmente dos que querem burlar as diretrizes dele.
E quando ele identifica um “erro”, rapidamente ele pune a pessoa, e quando eu falo punir é que ele tira o ranqueamento e dependendo do erro ele até tira o seu site de exibição,
Já vimos um caso que a pessoa conseguiu fazer todos esses itens errados que citamos em vários artigos, quando o Google identificou, simplesmente tirou o site da pessoa do ar.
3) Conteúdo duplicado
Esse é o erro mais simples e mais comum do que se imagina.
Na correria frenética do dia-a-dia de uma redação, os jornalistas acabam copiando os títulos, lides e imagens de matérias dos concorrentes.
Porém o Google consegue identificar essa “duplicata” e “pune” todos os demais que copiam esses itens já existentes antes.
Copiar e colar não é ético e muito menos profissional. Se faltar criatividade procure melhorá-la com táticas que a aguce. Copiar conteúdos dos outros dá processo e com certeza demissão do veículo. Jornalista é feito para criar.
4) Link form
O Link Form se dá quando você troca links entre seus colegas, pois o Google entende que quanto mais links você tiver indicando sua página mais relevante você é.
Porém, quando o Google identifica que os links que você está recebendo, você está “devolvendo”, ele pune, como já explicamos acima qual a punição.
Para ficar mais claro, dá uma olhada nessa imagem.
Esses foram os quatro erros que você não pode cometer, um bom desenvolvimento de conteúdo passa por várias áreas e não cometer erros é fundamental no momento de fazê-los encontrados e visíveis.
Que é “errando que se aprende”, sim verdade, porém para não precisar errar estamos pontuando esses erros bem comuns da prática de SEO para Jornalista.
A rotina é deslumbrante pelo resultado que o Google oferece para quem saber usar todas as suas técnicas de SEO para Jornalista. Mas sempre há a expertise para conseguir sempre mais, burlando as técnicas, porém com o “Google não cola”.