A ferramenta SEO (Search Engine Optimization) é uma das mais importantes para o marketing digital e o jornalismo digital. Contudo, não tem como falar desses setores sem ter o SEO em mente.
Por ser uma ferramenta técnica é importante destacar que o trabalho envolve também uma parte mais subjetiva: o conteúdo. No sentido de que não basta fazer um bom SEO e o seu conteúdo não é interessante para quem vai acessar seu site.
Em relação à qualidade de conteúdo, consideramos que o jornalista que produz conteúdo para web precisa respeitar as diretrizes da profissão.
O jornalismo na web está cada vez mais exigente sobre conteúdo. Isso acontece porque o leitor quer consumir bons conteúdos e a internet proporciona mais visibilidade para diferentes tipos de produtos. Então para se destacar é necessário ficar atento a alguns detalhes. E o conteúdo é um desses detalhes.
Conteúdo para web deve ser confiável
Antes de qualquer coisa, o jornalismo precisa demonstrar confiabilidade, ou seja, um conteúdo confiável, com fontes seguras. Por isso, mesmo que um texto tenha uma boa estrutura de SEO, até o Google consegue identificar quando um texto não é seguro.
Como por exemplo, casos de plágios e as famosas fake news, são facilmente destacadas pelos comandos de segurança do buscador e também denunciadas por usuários. O protocolo das Políticas do Google Notícia existe justamente para essa finalidade, coibir a propagação de conteúdos que não valem a pena ser vistos.
Além disso, para escrever qualquer conteúdo realmente interessante é necessário pesquisar, apurar. Apenas esse detalhe evita que alguns erros aconteçam, além de mostrar ao leitor que aquele texto foi pensado e escrito por alguém que sabe do que está falando.
Demonstre domínio sobre o assunto que irá escrever, dessa forma o leitor terá confiança no seu site e conteúdo.
Percebemos então que não basta apenas preencher corretamente todas as etapas do SEO. Se seu conteúdo não tiver boas atribuições jornalísticas, seu texto não estará bem ranqueado nos buscadores como o Google.