A Revista Época deixa de circular no formato impresso a partir de 28 de maio deste ano, passando a ter o seu conteúdo publicado dentro de uma seção do Jornal O Globo, no formato digital como também no impresso.
Esta nova publicação contará com um espaço fixo aos sábados, abordando principais temas do país e do mundo em debates mais focados.
“O site da revista migrará para o site do jornal e passará a fazer parte do conteúdo disponível ao assinante, Época terá páginas fixas aos sábados, sempre com reportagens de fôlego. E também ocupará espaços nas páginas do jornal nos demais dias da semana, com uma presença mais analítica e reflexiva do noticiário”, informou o Grupo Globo em comunicado para o Jornal Metrópoles.
O motivo:
A Revista Época deixa de circular devido a percepção de que revistas semanais impressas vêm perdendo relevância devido ao uso da Web em informações, que mudou totalmente o ciclo de notícias.
A audiência digital vem tendo um crescimento global em vários segmentos, onde ao mesmo tempo há um declínio vertiginoso das vendas em bancas em todo o mundo, onde a Pandemia deu um impulso a essa tendência, firmando a predileção de uma busca notícias de maneira rápida, multimídia, fácil e mais barata.
Futuro:
Revista Época deixa de circular, mas sempre como olhar para o futuro, e agora com 23 anos existindo, foi preciso consagrar enxergando “novos tempos”.
É preciso adaptar o trabalho visando a perda no formato impresso onde segue desacelerando a relevância, em um tempo em que os furos de reportagem estão sendo publicados em tempo real pelas Redes Sociais e sites, além de notificados pelas telas de celulares.
Vamos aos números:
A quatro anos eram 16 milhões de visitantes únicos no site, e em março deste ano evoluiu para 55 milhões.
O fato da evolução da Comunicação feita de forma digital impactou outros grandes nomes, como no início da década passada, a Newsweek que encerrou sua edição impressa após 75 anos de circulação.