O exercício do Jornalismo está “gravemente comprometido” em 73 dos 180 países e restringido em 59, onde, somados, representam 73% dos países avaliados, segundo documento, tornando a Liberdade de Imprensa cada dia mais escassa.
O Relatório divulgado nesta terça (20), pela organização não governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF) diz que o Brasil ocupa a 111º colocação no Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa 2021.
Os primeiros três lugares são ocupados pela Noruega, Finlândia e Suécia, respectivamente. Com isto, o Brasil perdeu quatro posições e entrou na zona vermelha, juntamente com a Índia, México e Rússia.
A RSF afirma da importância da Liberdade de Imprensa, e o papel do Jornalismo, principalmente durante a Pandemia, onde pôde-se comprovar ou não a legitimidade de informações, sendo uma das principais formas de combater a doença e disseminação do vírus da Covid-19.
Por isso, nosso dever como Comunicadores e educadores de Comunicação, é sempre incentivar e orientar capacitações e treinamentos maciços. a fim de maximizar fortes profissionais e diminuir consideravelmente toda e qualquer objeção do bom e correto trabalho desempenhado.
Conte sempre conosco da Academia do Jornalista, até as próximas pautas.