Search
Close this search box.

Texto jornalístico de Rádio e TV com objetividade e clareza

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

texto jornalístico de Rádio e TV tem em comum a objetividade na hora de escrever, fundamental para o bom entendimento do telespectador e ouvinte.

Texto jornalístico de Rádio e TV

Texto jornalístico de Rádio e TV com objetividade e clareza

Para ter bons resultados, o lide é a chave, pois é o lugar das principais informações. Um texto muito rebuscado e com palavras difíceis dificulta a compreensão, visto que esses são canais de massa, e atingem um grande público.

Tenha em mente que um ouvinte de rádio ou telespectador não pode voltar ao texto para reler uma frase que possa não ter sido entendida.

Após essas observações, aprenda com as dicas a seguir, como criar um texto eficiente para rádio e TV, e como apresentá-lo de maneira eficiente.

• Prepare seus textos em tom de conversa

É importante escrever como se estivesse conversando com quem está ouvindo ou assistindo, para gerar uma ligação com o público.

Pense na velocidade em que será dito o texto. Não corra, nem fale devagar demais.

Obviamente, foque na linguagem mais formal, sem uso abreviações nem gírias.

• Utilize frases curtas

Manter frases curtas nesses meios de comunicação é fundamental. Evite frases longas, que contenham muitas pausas.

Isso deixará seu texto cansativo e difícil de compreender. Seja claro e conciso, foque na história e não tente ser “inteligente” demais.

Evite palavras de múltiplas sílabas e que são difíceis de pronunciar.

• Use a voz ativa

O forte da TV e do Rádio é o imediatismo. Para transmitir isso para o receptor, use a voz ativa sempre que possível.

A forma correta é usar a estrutura de frase com sujeito-verbo-objeto.

Por exemplo: “A polícia (sujeito) prendeu (verbo) 21 ativistas (objeto) em protesto no Merlion Park, na tarde de sábado.”

• Fique atento à escrita do roteiro

O roteiro é o grande parceiro do jornalista no rádio e na TV. Com essa ferramenta, o profissional evita ficar perdido quando esquece algum detalhe ou se perde no meio da apresentação.

Por isso, procure escrever termos estrangeiros ao pé da letra, como são pronunciados, para ajudar na leitura. Escreva por extenso os numerais, e a pronúncia de siglas.

Não esqueça de ficar atento ao tamanho do texto. Corte detalhes irrelevantes, e vá direto ao ponto.

Ao praticar essas dicas, você irá perceber as diferenças no dia a dia.

O público em questão ficará próximo, e a elaboração dos textos irão fluir com maior facilidade.

Para somar neste assunto, confira: Veja tudo o que precisa saber para ser um destaque no mercado de trabalho jornalísticoConheça o perfil do novo jornalista no mercado atualComo conseguir melhores resultados na apuração jornalística.

8 respostas

  1. Olá como vai? Muito legal seu site.

    Estou entrando em contato com você para mostrar como não é difícil colocar seus sites, minisites e blogs na primeira página do google aplicando as técnicas corretas. Pode ser usadas para vídeos também.

    Estando na primeira página é possível ter grandes lucros sem precisar investir em anúncios.

    Caso queira ver um vídeo com alguns de meus resultados, onde coloquei meus sites em primeira página e hoje faturo centenas de reais mensalmente com cada site, basta clicar no link do meu site que adicionei para fazer esse comentário ou clique no meu nome.

    Tenho certeza que futuramente você vai me agradecer por ter feito esse comentário em seu site. Chega lá, não custa nada. Seu maior trabalho vai ser replicar os ganhos.

    Abraço e fica com Deus.

    1. Olá.

      Sim, funciona. Este artigo feito, foi baseado em técnicas e práticas de estudo. A vida de textos para TV, funciona assim.

      Em breve, teremos mais conteúdos voltados para este assunto. Fica atento na nossa página do Facebook, YouTube e aqui no blog.

      Abraço, e até a próxima pauta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *