Search
Close this search box.

Saiba técnicas de webwriting para melhorar seu conteúdo

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Mikaela Sousa

Mikaela Sousa

Webwriting representa um conjunto de técnicas para escrever conteúdo para web. Então fica claro que para escrever um conteúdo é importante considerar alguns elementos da internet.

Para escrever um bom texto para a internet não basta sentar à frente do computador e começar a digitar. Existem técnicas que facilitam esse processo. 

Atualmente, o texto jornalístico precisa se adaptar cada vez mais à forma como se consome na internet. Por isso, essas técnicas que buscam conectar o produtor do conteúdo com o leitor são de suma importância.

Por mais que o webwriting seja um elemento importante para o marketing, qualquer pessoa que produza conteúdo para web, seja jornalista ou da área de marketing, deve ter em mente algumas técnicas, inclusive sobre webwriting.

Técnicas de webwriting

  • Objetividade: sim, não tem como pensar em texto jornalístico e texto para web sem considerar a objetividade. Que nada mais é do que ser claro quanto ao seu conteúdo. Ter um texto com informações relevantes e sem “encher linguiça” demonstra objetividade;
  • Linguagem simples: a internet é extremamente democrática, e por isso uma linguagem simples é importante para atingir o maior público possível. É preciso ter em mente qual o público que quer atingir e escrever pensando em como eles gostariam de ler seu conteúdo. Mas uma linguagem simples pode chamar a atenção de muito mais pessoas;
  • Hipertextualidade: acrescentar imagens, vídeos, infográficos, etc. Ou seja, outros elementos de mídia que contribuem para o entendimento do seu conteúdo. A ideia principal é considerar que às vezes o visual fala mais do que apenas o textual. E capacidade de ser multimídia é um grande diferencial;
  • SEO: outro elemento de extrema relevância. Um bom SEO depende também de um conteúdo bem escrito.

Essas técnicas principais servem para aproximar e cativar o leitor com seu conteúdo. Esse é o principal objetivo de produzir conteúdo para web.

Então, ao considerar esses detalhes das técnicas de webwriting, seu conteúdo pode estar muito mais adaptado para o que é pedido na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *