Search
Close this search box.

Qual a diferença entre pauta e release?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

A principal diferença entre pauta e release é a finalidade desses textos, pois cada um serve para um propósito diferente de comunicação.

A pauta tem a finalidade de direcionar a produção de um tipo de conteúdo. Já o release é um tipo de conteúdo feito para comunicar uma mensagem para a imprensa e o seu público alvo.

Se inscreva no canal!!!

Compreender a diferença entre os dois é essencial para produzir ambos tipos conteúdos.

Para te auxiliar na diferenciação desses dois tipos de conteúdo, vamos explicar detalhadamente como cada um funciona neste artigo.

Qual a diferença entre pauta e release?
Fonte: Academia do Jornalista

Pauta

A pauta jornalística serve como um guia para a produção de um conteúdo. Por isso, ela contém alguns itens básicos, como a contextualização de um assunto. 

Além disso, a pauta deve conter sugestão de fontes, perguntas para entrevistas e o tipo de mídia que o conteúdo será publicado. Assim, também deve ser registrado como o formato e linguagem devem estar no momento da produção de conteúdo.

Na Academia do Jornalista temos um curso de pauta para que você possa usar nas suas produções! Com ele, você desenvolve melhor suas habilidade e enriquece o seu currículo.

Para se inscrever, neste e em mais todos os cursos disponíveis, que temos em nossa plataforma de cursos, clique aqui.

Aliás, a produção de um release deve ser acompanhada de uma pauta. Nesse momento, pauta e release se encontram.

Release

O release comunica e informa a imprensa com informações importantes e relevantes para a comunicação com um público seletivo.

Um release costuma ser usado por marcas ou figuras públicas relevantes. Sobretudo, o release anuncia produtos, serviços, eventos e lançamentos.

Sendo assim, a estratégia por trás da publicação de um release envolve uma equipe de comunicadores, como assessores e publicitários.

Como o release será lido por profissionais de jornalismo, ele deve ser feito com muito cuidado. Caso seja mal produzido, pode ser passado despercebido pela imprensa. 

Também temos um curso de como montar um release do zero, na plataforma Jornalista Pro.

Se você deseja saber mais sobre pauta e release, continue acompanhando a Academia do Jornalista e seja um jornalista de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *