Search
Close this search box.

Problemas em Escrever o Lide de Uma Reportagem Jornalística?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Fernanda Felix

Fernanda Felix

O lide de uma reportagem deve trazer ao leitor interesse de continuar lendo o conteúdo, tendo em vista que os conteúdos de uma reportagem são maiores por serem mais elaborados. Saber a distinção da notícia para a reportagem é a primeira coisa a se fazer para evitar problemas.

Enquanto a notícia jornalística nos diz no mesmo dia ou no dia seguinte sobre o fato ocorrido, a reportagem jornalística nos mostra como isso se deu, detalhes e abordagens mais densas. A notícia se esgota no registro, a reportagem só se esgota no desdobramento, no amplo relato dos fatos.

A notícia jornalística é um conteúdo factual e breve. A reportagem jornalística mais detalhada, com multiplicidade de versões (entrevistas sempre importantes), ângulos, indagações, dados, gráficos…

Conteúdo mais completo que a notícia, onde ela precisa somente dizer o que, quem, como, quando, onde e por que do fato.

A pirâmide invertida da Reportagem:

A pirâmide invertida na notícia é feita para que as informações fiquem na ordem da última informação ocorrida para a mais antiga.

Na reportagem não é preciso trabalhar com a norma da pirâmide invertida, a ordem decrescente do fato não precisa ser seguida.

Ela deve ser elaborada a partir do clímax, de modo a causar um impacto.

Lide de uma Reportagem:

Não há necessariamente um lide definido.

As perguntas do lide (o que, quem, quando, como, onde e por que) são respondidas também, da mesma forma, mas a SEM REGRA fixa da pirâmide (que é na ordem decrescente do fato – último corrido – para o primeiro ocorrido, como em uma notícia).

Como o lide, após o título e a imagem da matéria jornalística (seja ela notícia ou reportagem, artigo…).

É a parte mais importante para captar o interesse do leitor, ele deve ser muito bem elaborado.

Se tratando de uma reportagem jornalística, que por conter mais itens dentro do texto jornalístico, faz com que o lide mais ainda precise ser bem estruturado, interessante, então comece trabalhando em cima de 4 pontos.

  1. Trace um tema interessante em longo prazo (interessante hoje e daqui a uns meses ou ano) ou um suíte (desdobramento, atualização de fatos importantes de uma notícia) interessante de uma notícia ocorrida e já noticiada.
  2. Atenção ao público alvo do seu veículo ou do seu site, o tema deve ser totalmente de interesse deles.
  3. Veja como esse público buscaria por este tema. Qual palavra, expressão ou termo chave é utilizado nesta busca. Descobrindo, foque nele em seu título, texto e principalmente no lide.
  4. Ao escrever o primeiro parágrafo do texto (que é o lide), veja qual o clímax desse tema escolhido, o que está sendo buscado pelo público, e foque nele, comece por ele.

Não esqueça que boas ideias ainda mais para reportagens jornalísticas vêm de observações.

Atenção ao seu redor e bom senso, pois muitas vezes sua rotina da semana ou viagens e passeios de férias e final de semana podem render bons assuntos de interesse público e do público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *