Search
Close this search box.

Práticas de pensamento crítico em apuração jornalística

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

É fundamental ter pensamento crítico em apuração jornalística, pois ela é crucial para a credibilidade do texto jornalístico. Aliás, não existe texto de boa qualidade sem uma apuração.

A apuração jornalística é uma etapa da produção textual feita para que todas as dúvidas do leitor, até as que ele nem sabia que tinha, sejam tiradas. Por isso, para tirar essa dúvida, é necessário a analise de dados, discursos e documentos.

Atualmente, vivemos em uma sociedade com muita informação, mas que é distribuída de forma desorganizada. Além disso, também acabamos entrando em contato com muitas informações irrelevantes e falsas.

Com essa realidade, é cada vez mais necessário que o jornalista (e até os leitores leigos) pratiquem a apuração jornalística através do pensamento crítico.

O que é o pensamento crítico?

De acordo com educadores, o pensamento crítico é desenvolvido na infância, mas muitos educadores (escolares e familiares) podam esse tipo de pensamento por conveniência social. Portanto, é cobrado que sejamos críticos na vida adulta, para não cairmos em mentiras e golpes.

Desenvolver o pensamento crítico, após sermos acostumados com o conforto a realidade, pode ser um desafio para muitos adultos.

Para jornalistas, é fundamental ter uma consciência crítica. Isso, porque o jornalista precisa analisar a sociedade e desenvolver uma boa apuração jornalística em seus textos.

Como desenvolver no pensamento crítico

Pensar de forma crítica parece fácil, mas não é. Pensar de forma critica não basta responder os 6 Q’s tradicionais do jornalismo, mas questionar cada um deles e desenvolver uma linha de raciocínio lógica entre eles.

Por isso, se faça o máximo de perguntas sobre cada assunto. Depois, responda ao longo do desenvolvimento do texto.

O pensamento crítico e o interesse público

O interesse público é a reunião das informações que serão relevantes para o público. Mas, como saber o que é relevante para o público?

Por isso, precisamos entender a sociedade antes de produzir conteúdo para ela.

Entender o que o público deseja consumir é simples, mas entender o que o público precisa consumir é fundamental para qualquer jornalista.  

Por fim, as práticas de pensamento crítico são cruciais para o bom desenvolvimento de um texto jornalístico, principalmente na etapa da apuração.

Não deixe de acompanhar a Academia do Jornalista no Instagram para receber mais conteúdos sobre produção de texto jornalístico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *