O Que Não Fazer em Uma Entrevista Escrita

Quer receber nossos conteúdos e avisos de cursos por e-mail ?

A entrevista carrega a comprovação de veracidade de uma matéria jornalística. Diante da importância de apurar e coletar relatos, é fundamental que o jornalista saiba fugir de erros que podem comprometer sua entrevista escrita.

Entrevista Escrita: Comportamento

Durante uma entrevista, o repórter precisa passar credibilidade ao entrevistado, para que seja mais fácil conseguir as informações desejadas.

Durante a conversa, é muito importante que o profissional mantenha uma postura que faça jus ao seu trabalho.

Evite ser informal demais, para que isso não soe como comportamento inadequado em relação ao assunto ou ao indivíduo em questão.

Procure estudar bem o perfil do entrevistado, para saber o melhor modo de agir durante a série de perguntas.

Entrevista escrita: Modelos

Ao fazer um estudo de pauta, o jornalista consegue definir como será a abordagem de entrevistados, os assuntos que serão discutidos e como serão as perguntas.

Após a apuração, é importante que os dados a serem utilizados para publicação da entrevista, faça sentido.

Ou seja: a apresentação das informações devem corresponder ao modo de linguagem e modelo de leitura que o público-alvo está habituado.

Seja uma coletiva, uma exclusiva ou opinativa, a entrevista deve fazer sentido para quem se importa com o tema abordado.

O jornalista precisa saber as característica de todos os tipos de entrevista, para saber exatamente quando cada uma deverá ser utilizada.

Redação jornalística com erros gramaticais

A escrita é a maior ferramenta do jornalista, e por isso, deslizes com gramática e ortografia nunca passam despercebidos.

O resultado de erros constantes é a falta de credibilidade. Ao pensar em uma pergunta para entrevista, fale em voz alta. Procure erros de concordância e de fonética.

Algo mal interpretado pode dar trabalho para ser explicado. O mesmo vale para a redação.

Uma palavra simples transcrita com erro faz com que o público desacredite do profissional.

Jamais abra mão da revisão.

Apresentação incoerente dos fatos de uma entrevista escrita

A montagem de uma transcrição de entrevista segue os mesmos padrões de uma matéria jornalística qualquer.

Isso significa que o lide continua sendo utilizado para apresentar as informações iniciais mais importantes sobre o assunto.

Ainda que o assunto mais polêmico apareça no meio do texto, o leitor precisa ser guiado de modo coerente pelos fatos, até chegar no ponto principal.

Evite contar demais antes do tempo, e principalmente deixar dados básicos sobre o assunto sem serem ditos. Crie um equilíbrio na redação da entrevista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *