A linha fina é um pequeno complemento do título ou manchete presente no jornal. Dessa forma, ela contextualiza o título antes do leitor seguir para o texto.
Por exemplo, na imagem abaixo podemos observar que o trecho que se inicia em “País é considerado” e termina “eventos climáticos extremos”.
Note a relação entre o título e a linha fina. Uma não necessita da outra, mas ambas se complementam e contextualizam o assunto. Dessa forma o leitor possui maior liberdade para decidir se segue a leitura.
Apesar de parecer fácil, é necessário alguns cuidados antes de escrever esse trecho importante. Por isso, separamos algumas dicas para que você escreva uma linha fina de qualidade!
Como construir uma linha fina
Sobretudo, é preciso ter cuidado para não repetir o conteúdo do lide nesse trecho. Caso ocorra, o leitor verá a mesma informação duas vezes sem necessidade.
No exemplo da imagem utilizada acima, o inicio do texto do G1 comunica de forma mais detalhada sobre a onda de tragédias relacionadas ao clima. Assim, podemos entender que o assunto foi abordado de formas diferentes. Na linha fina foi para contextualizar e no texto foi para introduzir a matéria.
Além disso, o conteúdo dela deve ser complementar, e não explicar o título. Se o título precisa ser explicado, quer dizer que não está claro suficiente e precisa ser mudado.
Por fim, não faça um resumo do que será apresentado. Deixe o leitor mais curioso sobre o conteúdo, para que ele seja atraído a ler o texto. Aliás, cuidado para não ser sensacionalista.
Não deixe de acompanhar a Academia do Jornalista para conferir mais dicas de redação e produção de texto jornalístico. Alias, com a Plataforma de cursos, Jornalista Pro você pode realizar o curso Como escrever uma Redação Jornalística corretamente e se destacar no mercado de trabalho.
Respostas de 2
Amei o conteúdo desse artigo muito bem explicado parabéns
Obrigada, Fabiane! Te vejo em próximas pautas do nosso blog.
Forte abraço.