Saber fazer uma notícia e reportagem para o profissional de jornalismo é essencial, afinal como um jornalista não saberá construir o que para eles é o básico da informação?
A questão mais importante não é só saber escrever, é construir um texto jornalístico, coerente, coeso, interessante, importante, dentro da ética, da veracidade e com os padrões da redação jornalística corretos.
São questões como essa que atraem vagas interessantes para o estagiário ou profissional formado, com mais facilidade.
Como base no Jornalismo, a construção de uma notícia e reportagem, exige de você estudante ou formado, apurações jornalísticas completas, pautas jornalísticas interessantes para o público alvo, mentalidade (mindset) preparado para mudanças, adaptações e exigências mercadológicas, segmentação, novas mídias, criatividade, fonte jornalística, checagem de dados, apuração online, lide jornalístico, como fazer textos compreensíveis e muito mais…
Um profissional qualificado e diferenciado, não só escreve, conquista os leitores com o seu conteúdo, sem ferir os processos que o veículo impõe com sua linha editorial, sabendo diferenciar o que é contratual, editorial ou falta de ética.
É isso que o mercado busca, comprovado nos requisitos das vagas nos portais de oportunidades de trabalho.
Na graduação, aprendemos os padrões, iguais para todos os alunos, porém as vagas são menores que a quantidade de formandos, trazendo a confirmação do quem sabe mais, ganha mais e sai na frente.
Muitos alunos não conseguem estágio, ou emprego no geral, por terem dificuldades básicas ou simplesmente por não saber como fazer uma notícia ou reportagem completa e satisfatória, como as empresas precisam.
Quem não quer aprender o que de fato o mercado exige para que você possa trabalhar na área?
E você, sabe como fazer um texto jornalístico seguindo todas as suas etapas, para ser eficiente? E ainda com o relógio do deadline na voando?