Mitos e fatos do Jornalismo

Mitos e verdades do jornaalismo

Toda profissão é cercada de mitos e fatos que a seguem sempre. Há aqueles rumores que ouvimos e não sabemos se é verdade, no caso, o mitos e fatos do jornalismo eu posso adiantar pra vocês.

O jornalista antes de escolher tal profissão já lidou com essas dúvidas. Será que compensa fazer jornalismo?

Hoje vamos trazer 2 mitos e 2 fatos da profissão de jornalista.

Mitos:

1- Jornalista esta sempre em uma investigação:

Isso é um mito porque o jornalismo é construído de vários temas que nem sempre precisam de uma investigação tão profunda. É verdade que o repórter é o caçador de notícias, mas nem só de grandes segredos vive o jornalismo.

2- Jornalista não ganha dinheiro

Se você já mencionou seu interesse em cursar jornalismo à sua família com certeza já ouviu essa frase. A verdade é que depende muito da área que você trabalha. A cidade na qual você atua também vai mudar muito a situação. Se você for um repórter local de uma cidade pequena vai ganhar menos do que se for um repórter de nível nacional. Tudo depende, assim como todas as profissões.

Fatos

1- A notícia não escolhe hora

Se você escolher trabalhar com jornalismo factual deve saber que a notícia acontece a qualquer momento. Seja num domingo enquanto você almoça com a família, seja num sábado a noite enquanto você curte com os amigos.

2- Jornalista precisa saber de tudo um pouco.

Muitas pautas pegam a gente de surpresa, por isso é bom que o jornalista tenha uma bagagem guardada na hora de elaborar uma entrevista, por exemplo. Nada é mais feio do que entrevistar alguém sem saber de nada que a pessoa está falando e ficar apenas no básico. Estude de tudo um pouco. Desde atualidades até história antiga. Conhecimento nunca é demais!

Agora que você sabe desses mitos e desses fatos pode escolher com mais calma. O jornalismo é um campo complexo de trabalho, que deve ser analisado de diversos ângulos. Mas que graça teria se fosse simples?

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer se tornar o candidato mais disputado pelas empresas de comunicação