Diferença entre Notícia e Reportagem

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

O Jornalismo engloba diversos gêneros textuais, que costumam ser confundidos em relação ao seu emprego e função informativa.

O caso mais comum envolve as definições é saber primeiramente a diferença entre notícia e reportagem para poder aprender tudo o que envolve a confecção de uma, em todas as suas linhas de itens a fazer. 

Diferença entre Notícia e Reportagem:

Embora sejam de caráter informativo, onde não se expressa opinião pessoal, vamos entender a seguir como identificamos cada um dos dois gêneros jornalísticos, de acordo com suas características e necessidade de publicação de conteúdo.

Características de uma notícia:

É definido como notícia, um texto que envolve conteúdo factual.

Ou seja, uma informação que precisa ser divulgada de imediato, e que sua validade informativa expira em um curto prazo de tempo.

Para ter certeza que o tema é uma notícia, o jornalista deve pensar se o assunto terá o mesmo grau de importância caso seja postado num prazo de tempo maior.

Se for constatado que a informação deve ser consumida pelo leitor de imediato, definitivamente deverá ser elaborada uma notícia.

Dentro deste perfil, o texto jornalístico se apresenta em poucos parágrafos, com informações essenciais, descritas no lead da matéria.

As perguntas ‘O que? Como? Por quê? Onde? Quando? Quem?’ serão suficientes para o leitor, e devem ser apresentadas de acordo com o grau de importância.

As causas e consequências do tema da notícia não são o objetivo da notícia.

Além dos fatos principais do assunto, é necessário apenas a inclusão de declarações breves de fontes diretas ou indiretas, que confirma a veracidade da informação.

A interpretação fica por conta do leitor.

Por isso, a notícia é praticamente o modelo textual mais utilizado em mídias de massa, como jornais, rádio e TV.

Um modo simples, rápido e eficaz de se divulgar pautas quentes, que precisam chegar ao público geral rapidamente.

Em cima disso tudo a sua construção precisa ser feita corretamente também, desde a pauta, apuração, entrevistas, os padrões de redação e muitos outros itens. Você conhece tudo e sabe fazer bem cada um?

Por conta dessa complexidade, criamos o Curso Como Fazer Uma Notícia/Reportagem de Sucesso, de uma forma que você não erre em nenhum ponto e possa entender como as empresas de comunicação exigem de você essa elaboração das notícias e reportagens.

Use este modelo para montar a sua pauta:

Características da reportagem

A reportagem apresenta mais informações que a notícia. Isso deve ser deixado bem claro com relação a Diferença entre Notícia e Reportagem.

Este gênero jornalístico engloba causas ou desdobramentos de uma notícia, com a liberdade de criar interpretações sobre o tema.

O jornalista pode incluir mais fontes, e expandir sua pesquisa.

Para elaborar a reportagem, o profissional tem mais tempo para produzir o conteúdo, o que beneficia a possibilidade de pesquisa de campo.

Ou seja, o jornalista pode fazer a apuração presencial, no local do ocorrido, em contato direto com cenas, personagens entre outros aspectos envolvidos com o tema da reportagem.

É um apanhado muito maior de informação. Quanto mais detalhado, melhor. Imagens e gráficos também podem ser usados para ilustrar a reportagem.

Diferente da notícia, o lead da reportagem não precisa responder de cara as principais informações que serão abordadas.

No início da matéria, é importante destacar de forma criativa e instigante o quão interessante será o tema a ser descrito.

Assim, o redator pode começar o conteúdo com o perfil de algum personagem importante. Ou com a descrição do cenário principal do tema.

O objetivo é levar ao leitor, uma visão interpretativa, e detalhada a fundo.

Para fazer uma reportagem é necessário mais entendimentos, detalhes, informações, dados e elaborações mais complexas. Por isso pense bem se conhece esse pontos, pois a vida do jornalista se resume a esses textos jornalísticos.

27 respostas

  1. Oi ffer! Amei tuas dicas. Não sou formada em jornalismo e sim em letras, mas amo jornalismo e já estou um bom tempo nessa área e qro aprender mais e mais, por isso, qro se possível que me indique cursos online, isso vai me auxiluar muito. Te agradeço desde já. Bjs Mary Alexandra.

        1. Olá Daniel, estudar, nos atualizar e aprender sempre, faz parte do mindset de um bom jornalista. Se você juntar o que aprende aqui com os nossos artigos (semanalmente), com o canal do YouTube, onde detalhamos nos vídeos, e também no Facebook e Instagram, com lives ao vivo, sobre os mais variados temas necessários para o mercado, como não somente voltados ao jornalismo como conhecimentos didáticas, porém também, visão de mercado, estratégias de ensino, indicações de cursos, leituras. Um bom profissional não precisa só saber jornalismo, mas todo os seu cenário, onde ele se insere. Por conta disso, acredito que o curso que estamos lançando agora, possa lhe orientar bem, é um curso online, em ensino a distância, onde você vai aprender um conteúdo básico mais muito importante para entender próximos assuntos e já poder trabalhar, pois as vagas de estágio e trabalho exigem muito essa linha de produção que ensinamos neste curso: como montar uma matéria ou reportagem de sucesso, dê uma olhada: http://www.academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas (é dentro deste mesmo site que está, mas no menu cursos. Aproveita e veja os demais que serão lançados). Para mais detalhes do curso, dentro deste mesmo link, clique em “ser notificado quando for lançado”, daí receberá no e-mail mais detalhes para a compra, datas e a explicação do método de aula e os módulos ensinados. Um forte abraço e até a próxima pauta.

  2. Olá Carolina.
    Se olhar direitinho, temos alguns conteúdos sobre fundamentos de Jornalismo aqui no Blog e em nosso canal do YouTube. Inclusive é uma categoria aqui do site. Dá uma pesquisada no Google mais esses artigos daqui e terá uma boa bagagem de estudo.

    Abraço e até a próxima pauta.

  3. UAU, maravilhoso, estou muito feliz com essa informação. Aprendi bastante e achei a informação muito boa e profunda. Pois muitos acham que é fácil fazer uma reportagem ou mesmo elaborar uma notícia

    1. Sim, este é o perigo, as coisas que as pessoas levam nas coxas, e olha que neste artigo temos apenas dicas e introduções, ainda tem muita coisa a aprender neste processo de reportagem, notícia e qualquer outro conhecimento e demanda jornalística.

      Se quiser saber mais a fundo e não passar perrengue, só me chamar.

      Um forte abraço e até a próxima pauta.

    1. Valentina, que duas notícias boooooas!

      1. Por curtir nosso blog – só não deixe de conferir nossos demais conteúdos nas mídias sociais e o canal do YT.
      2. Que decisão assertiva! Parabéns, está mais que no caminho certo.

      Fica com a gente para levar a sua turma argumentações pertinentes a aula, e claro, aumentar seus conhecimentos adquiridos e principalmente visões 🙂

      Um forte abraço, e até a próxima pauta.

  4. Há poucos dias conheci a página, e de cara me agradou.
    Sou radialista e trabalho na produção de conteúdos e aí está, teorizado o que fazemos na prática.
    Como é importante acompanharmos outros profissionais, uma aula!
    Gostei muito da explicação!

    1. Que alegria tê-la aqui, Valesca. Estamos trabalhando neste mercado a 4 anos, e já capacitamos/treinamos centenas de alunos anualmente. Somos o maior canal de educação para comunicadores do Brasil. Seja bem vinda aqui.

      Nos vemos em próximas pautas com certeza!

      Até lá, forte abraço.

    1. Que maravilha, mas fique ligada que os nosso conteúdos são focados no Mercado de Trabalho, então não tenha um pensamento medíocre de só querer fazer os trabalhos em grupo e não se preocupar em se capacitar para o Mercado. Profissional não são graduados, são os que tem portfólios com resultados.

      Te vejo mais vezes, um forte abraço e até as próximas pautas diárias, em todas as nossas mídias.

    1. Que honra! Seja bem vindo. Temos vários conteúdos não somente aqui mas em todas as mídias. Te espero mais vezes. Até as próximas pautas. Mande um abraço a sua professora em agradecimento a indicação de nossos conteúdos!

    1. No Telejornalismo ocorre o mesmo, o repórter pode dar uma notícia ou passar a informação com um desdobramento maior, através da Reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *