Search
Close this search box.

Diferença entre Jornalista e Colunista

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Fernanda Felix

Fernanda Felix

O Colunista é um profissional de Jornalismo, a diferença entre Jornalista e Colunista está na forma de produção, gênero jornalístico e a frequência.

No artigo “Diferença entre Jornalismo e Publicidade”, mostramos qual é o trabalho de cada um, para que possa ser compreendido que TUDO na área da Comunicação, depende de N processos, ferramentas e inclusive segmentos.

Segmentos estes como áreas diferentes, no caso de ser necessário entender além do Jornalismo, a Publicidade, o Marketing, Tecnologia da Informação e até mesmo Design e Administração, para desempenhar um trabalho melhor, completo e assim, lhe fazer um profissional mais valioso e exigido.

Diferença entre Jornalista e Colunista

O Jornalista coleta diariamente investigações, curiosidades, pesquisas e analisa dados para a produção e divulgação de informações, seja através de qualquer gênero jornalístico ou mídia que dissipe a comunicação entre dois ou mais núcleos distintos, em prol de ajudar de alguma forma a Sociedade.

Já o Colunista produz textos não necessariamente noticiosos, denominados Colunas, trabalhando regularmente para veículos de Comunicação como um todo.

Como exemplo destaco os artigos (como pode ver, não são matérias), que a Jornalista Miriam Leitão escreve sobre Economia no Jornal O Globo, e outros vários do mesmo Jornal. 

Além disso, é importante frisar que não precisar ser necessariamente Jornalista, ou seja, formado, graduado.

O próprio Luís Fernando Veríssimo e Arnaldo Jabor, não são Jornalistas e Colunistas memoráveis, diferente da Miriam Leitão, que é formada pela Universidade de Brasília. 

Porém ainda sim, continuamos a incentivar e demostrar a maximização de oportunidades e remuneração que os profissionais formados tem, com relação aos não formados, mesmo que sejam em alguns casos, tão bons quanto.

Entenda mais no artigo: Conseguimos: o Registro Profissional para Jornalistas continua válido.

Leve em consideração que nos exemplos dados acima, tem pelo menos 40 anos de diferença entre os profissionais e vocês. O Mercado já mudou pelo menos umas 20 x.

Respostas de 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *