Pode parecer óbvio, mas os textos interpretativos e opinativos são muitas vezes confundidos entre gêneros jornalísticos. Confira a diferença entre o Jornalismo interpretativo e opinativo aqui neste artigo.
O Texto no Jornalismo
Os textos jornalísticos são usados pelos meios de comunicação, como a TV, rádio, revista, site, jornal impresso, entre outros veículos, com o objetivo de passar uma informação, um comunicado, um entretenimento… de forma que o público absorva o que está sendo passado.
Para isso, existem os gêneros jornalísticos, entre eles, o interpretativo e o opinativo.
Interpretativo X Opinativo
Interpretativo
Interpretar é a arte de entender na íntegra. Seja um filme, uma música, um quadro, uma questão da prova…
Sendo assim, o jornalismo interpretativo é fazer o público entender o que ele está consumido.
É analisar, estudar, se aprofundar, tornar claro o assunto em questão, de forma que o leitor, telespectador ou ouvinte saiba entender o fato em sua totalidade. O jornalismo interpretativo está a serviço da população em não só passar uma informação, mas fazer com que seja entendida na íntegra.
O gênero interpretativo, na maioria das vezes, está longe de ser uma Fake News.
Opinativo
Opinar é algo que está em alta nessa era digital, porém para o jornalismo opinativo não é só expor o que gosta ou não gosta, se concorda ou não concorda.
Dessa forma, a opinião do jornalista, ou do especialista, deve ter base, conteúdo e credibilidade. para que o público seja convencido do motivo da opinião relatada sobre o tópico explorado pelo avaliador da questão.
A diferença entre Jornalismo interpretativo e opinativo
Portanto, o jornalismo interpretativo te faz entender o jornalismo opinativo mostra o que ele entendeu. Logo, o jornalismo interpretativo e opinativo são confundidos, porém muito diferentes.