A elaboração de uma matéria jornalística conta com etapas simples, mas de grande importância para o sucesso da publicação.
A seguir, fique por dentro das dicas que irão alavancar o número de visualizações da publicação, além da fidelização do seu público-alvo.
O poder do Título de uma Matéria Jornalística
A primeira coisa é ser lida em uma matéria é o título. Uma frase curta e simples, que tem a função de prender a atenção e estimular a curiosidade para seguir acompanhando a informação.
Uso da Pirâmide Invertida na Matéria Jornalística
No início da matéria jornalística, é necessário responder as principais perguntas que virão a mente do leitor, em relação ao tema. Esse conteúdo é localizado nos dois primeiros parágrafos da publicação, conhecido como lead.
A ordem a ser apresentada não precisa ser cronológica. Utilize o modo de pirâmide invertida, que ditará os fatos de modo hierárquico, de acordo com a ordem de importância da informação.
Fontes da Matéria Jornalística
A credibilidade de uma matéria está nas falas das fontes. Para identificá-las, basta apurar a cena do tema em questão.
Procure incluir pelo menos 3 fontes a sua matéria. Assim, será possível confrontar relatos e ainda ter respaldo com dados de fontes oficiais.
Objetividade e clareza nas Matérias Jornalísticas
Por fim, opte elaborar frases curtas que sintetizem o assunto. Passagens longas podem confundir o leitor, levar para uma interpretação de texto equivocada.
A informação deve ser breve, pois seu tempo útil como notícia expira em um espaço curto de tempo. Por isso, seja ágil e prático na elaboração de matérias jornalísticas.