Produção de Texto Jornalístico

Conheça os Jargões Jornalísticos mais utilizados na Profissão

Fernanda Felix
Escrito por Fernanda Felix em 25 de outubro de 2016
Junte-se a mais de 12.749 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Ao entrar numa redação jornalística e acompanhar de perto os profissionais mais experientes da área, você pode ficar confuso com tantas palavras novas. Para ajudar o focao jornalista recém formado, iremos apresentar alguns jargões jornalísticos.

Ao entender as gírias dos jornalistas, o novato não fica “boiando” no trabalho, e começa a entender melhor a rotina do ambiente.

Ebooks

Modelo de Pauta para Jornalista

Jargões jornalísticos mais populares:

Conheça os jargões jornalísticos mais utilizados na profissão

Artigo:

Texto que traz a opinião e a interpretação do autor sobre um fato. Geralmente é assinado e não reflete necessariamente a opinião da publicação.

Deadline:

Último prazo para que uma edição seja fechada ou que um conteúdo tenha que ser concluído.

É chamada por alguns de “Hora da Morte”, pois se a matéria chegar atrasada não entrará na edição. Esse é o mais utilizado, dentre os jargões jornalísticos.

Furo de reportagem:

O furo de reportagem é a expressão para a informação publicada em um veículo antes de todos os demais. Mas a que precisa de muita atenção, pois o furo até pode ser seu, mas se apurado da forma incorreta, pode gerar processos para você também.

Lide ou Lead:

Abertura de um texto jornalístico.

Pode apresentar sucintamente o assunto, destacar o fato principal ou criar um clima para atrair o leitor ao texto.

O lead tradicional responde a seis questões básicas, de acordo com a ordem de importância do fato.

Suíte:

Do francês suíte, isto é: série, sequência de um conteúdo já escrito, porém que teve desdobramento, atualização.

Nariz-de-Cera:

Introdução vaga, sem necessidade em uma matéria, pois sem ela a matéria não perde informação. O famoso “encher linguiça”.

Saiba mais jargões jornalísticos que você poderá utilizar:

Barriga:

Matéria com informações falsas (Fake News) ou erradas.

É usada também a expressão “Comer Barriga” quando o veículo não noticia fato importante que outros publicaram.

Editorial:

É a opinião da empresa que publica o periódico sobre temas relevantes. Não é assinado.

Matéria Fria ou Matéria de Gaveta:

Matéria que é independente de sua atualidade para ser publicada. Não requer publicação imediata e serve para cobrir lacunas dentro do veículo.

Matéria Leve:

Parecido com matéria de gaveta, com assuntos atuais, com o diferencial de que tem início e término para acontecer, como um evento por exemplo.

Matéria Quente:

É aquela que contém informações inéditas e que requer publicação imediata.

Off:

Declaração dada sob o compromisso de não revelar a fonte. No entanto, não há credibilidade na matéria, já que o entrevistado não se expõe.

Procure entender quais os direitos da sua fonte para evitar processos, e como trabalhar com a Lei das 3 fontes para ter resultado mais correto nas matérias: Como fazer uma entrevista Jornalística.

Chamada:

Pequeno texto com lead usado na primeira página para chamar a atenção do leitor para determinado material.

Chapéu ou Retranca:

Uma ou duas palavras usadas para definir o assunto da matéria. É usada sobre o título do texto, no cabeçalho da pauta.

Saber fazer uma pauta de A a Z é essencial para definir seus conteúdos escritos.

Ebooks

Modelo de Pauta para Jornalista

Crônica:

Texto que registra uma observação ou impressão sobre fatos cotidianos.

Pode narrar fatos reais em forma de ficção, utilizando gírias, sarcasmo ou sátira, pois é uma expressão subjetiva.

Se quiser aprender a fazer uma Redação Jornalística e entender todos os pontos de um artigo, notícia, reportagem, crônica e etc, clique aqui: Como fazer uma Redação Jornalística corretamente.

Declaração:

Texto ou opinião oficial expressa verbalmente por entrevistado.

Busque saber entrevistar antes, para não passar vergonha :/

Enquete:

Pequenas entrevistas para levantar a opinião da comunidade.

Intertítulo ou Entretítulo:

Pequenos títulos colocados no meio do texto, usado para tornar o texto menos denso.

Legenda:

Texto breve colocado ao lado, abaixo ou dentro de foto ou ilustração, que acrescenta informações à imagem.

Manchete:

Pode ser tanto o título principal, em letras grandes, no alto da primeira página de um jornal, indicando o fato de maior importância entre as notícias, ou o título de maior destaque no alto de cada página.

Nota:

Pequena notícia (exceto na primeira página do jornal, em que é dado o nome de Chamada).

Olho:

Frase destacada sob o título ou no conjunto da página. Sempre usada entre aspas (“ ”), por se tratar de parte da fala de alguém.

On:

Declaração sem impedimentos de revelar a fonte, que dá credibilidade à matéria. É importante apresente em torno de três fontes distintas para que o leitor crie sua opinião pessoal.

Conhecer esses jargões ajudará muito no dia a dia, ainda mais quando você conhece a importancia de não só falar os termos mas sim de saber fazer corretamente cada um, como um lead (lide), on, nota, manchete, título, retranca, matéria quente, fria… e muitos outros.

Por conta disso conheça o nosso treinamento detalhado e do zero com os assuntos mais pedidos nas vagas de trabalho ou estágio, que são base na rotina do jornalista.

De forma orientada e baseada nas exigências e práticas das empresas de comunicação que estão contratando. Como Fazer uma Notícia/Reportagem de Sucesso e Técnicas de Entrevista do jeito que não te contaram…

Ebooks

Modelo de Pauta para Jornalista

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte-nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Replies to “Conheça os Jargões Jornalísticos mais utilizados na Profissão”

Ramon

Gostei.

Fernanda Felix

Que bom Ramon!

Já conhece nossas outras mídias?

Abraço e até a nossa próxima pauta ;D

Eliana

O que é matéria?

Fernanda Felix

Matéria no Jornalismo, significa o conteúdo jornalístico que você fez. Notícia, reportagem, etc.

José Veloso

Bom dia Fernanda,

Tenho uma pergunta pontual.

O que significa DROPS na linguagem jornalística?

Desde já agradeço a ajuda.

sds.

VELOSO

Fernanda Felix

Olá José. DROPS é o termo usado para notas rápidas e curtas. Lembrando que nota não é uma notícia, e sim outro formato de texto jornalístico.

Espero ter ajudado, um forte abraço e até as próximas pautas.

José Veloso

Sabe dizer por que o termo DROPS não constou da lista de Jargões que você publicou?

Fernanda Felix

José, “Drops” não é um jargão muito usado, e como só trabalhamos com a massa não falamos de coisas pouco usadas, para explorar melhor o espaço, pois o que não falta é jargão e colocar todos em um artigo, não vale a pena.

O aluno não vai guardar tudo que lê (isso é até estratégia didática), até porque não vai usar (só se guarda o que se pratica), além de deixar o conteúdo enorme (e não sei se já fez nosso curso, mas em web o tamanho é crucial), por isso trabalhamos com prioridades.

Lembre-se que ele sendo muito usado no seu nicho, no seu meio, não quer dizer que é usado pela massa da comunicação. Isso vai ocorrer com um ou outro.

Tá bem? Espero que tenha entendido a nossa didática. Sempre que precisar de ajuda, entre em contato conosco pela nossas mídias.

Giulia, social media
Academia do Jornalista.

Curso Design de Estampas

Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.

Fernanda Felix

Muito obrigada ! Esses feedbacks ajudam muito nosso trabalho.

Confira nossos demais conteúdos no Face, Insta e YouTube. Além de claro, nossos cursos: http://novo.academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/

Um forte abraço e até as próximas pautas.

Marcia

Muito legal!

Fernanda Felix

Que ótimo seu feedback, Marcia.
Nos vemos em próximas pautas 🙂