4 Dicas Básicas de Como Fazer um Bom Lide Jornalístico

Quer receber nossos conteúdos e avisos de cursos por e-mail ?

O lide jornalístico tem a missão de transmitir as principais informações da notícia para o leitor. Neste primeiro contato, o texto deve gerar interesse para que a matéria seja acompanhada até o final. Para isso, ter noção de como fazer um bom lide jornalístico é imprescindível para o estudante.

CLIQUE e inscreva-se no canal: LINK

Tem muitos itens no jornalismo que precisam serem melhores trabalhados em seus ensinamentos, pois esses serão usados em todos os dias de trabalho, e para que está em fase de estágio, muito pré requisito para as contratações.

Como fazer um bom lide Jornalístico

4 dicas básicas de como fazer um bom lide jornalístico

A seguir, a Academia do Jornalista apresentará 4 dicas básicas de como fazer um bom lide jornalístico, para que o primeiro contato com o seu leitor seja feito da forma certa e agradável.

1) O que é um lide jornalístico ?

Lide é uma palavra que vem do inglês “lead”, que significa “comando” ou “introdução”.

Ou seja, o lide é o primeiro parágrafo do texto jornalístico que traz um resumo inicial respondendo as seguintes perguntas sobre o tema principal: “O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?”.

2) Os tipos de lide

A concepção de lide pode sugerir algo fechado, diferente de como ele é apresentado na realidade. Mas com a liberdade de expressão de cada jornalista e sua habilidade pessoal de escrita, pode tornar o lide diferente.

Há registrado, cerca de 32 tipos de lides. É importante que o jornalista conheça e pratique diversos formatos para entender como fazer um bom lide jornalístico. Veja a seguir alguns dos modos mais utilizados.

Lide clássico:

Apresenta elementos ordenados pelo grau de importância (quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/ para que).

Lide narrativo:

O formato se assemelha com um conto. As informações principais seguem na ordem que conduzem ao clímax dos fatos.

Lide flash:

Frase breve impactante que faz ligação com o assunto da notícia.

3) Sublide:

O complemento visual do lide

O sublide é o segundo parágrafo da notícia, que tem o objetivo de complementar o lide.

As informações contidas neste espaço sã o desdobramento do conteúdo principal da matéria. Pode-se dizer que o sublide serve para situar visualmente, a notícia na página. Essa técnica foi originada no jornalismo brasileiro, com intuito estético e de ilustração, completamente dispensável na montagem do texto.

Essa junção de parágrafos do lide e sublide também é conhecida como pirâmide invertida.

O modelo segue a ordem iniciada no clímax do fato, seguindo para o desenvolvimento do fato, até chegar à conclusão.

4) O tamanho ideal para um lide

Na teoria já sabemos que o lide representa o primeiro parágrafo do texto. Mas como saber quando parar? Como fazer lide certeiro?

De acordo com pesquisas entre os veículos de comunicação, 300 caracteres é uma média ideal para um lide. Essa quantidade é suficiente para apresentar de forma completa e atendendo a todos os princípios básicos da pirâmide invertida sem se tornar extenso e cansativo.

Vale ressaltar a necessidade de aperfeiçoamento contínuo do trabalho dos comunicadores. Para fazer um bom lide jornalístico, é importante que o jornalista saiba como despertar o interesse do seu leitor, utilizando as técnicas de criação de conteúdo, que sempre se renovam.

Pensando em treinar vocês para o mercado, montamos um curso no qual um dos seus módulos se baseiam na elaboração do lide e após isso as demais etapas de elaboração necessárias, como pauta, apuração, novo jornalismo, redação, entrevistas. Para se inscrever é bem simples, acesse: Como Fazer uma Notícia/Reportagem de Sucesso.

Preparamos um modelo de pauta para usar em seu trabalho/estágio.

Ponha seu nome e e-mail que mandamos  para você em 10 minutos

Você já conhece nosso curso ?

 

2 comentários em “4 Dicas Básicas de Como Fazer um Bom Lide Jornalístico”

  1. Rosa Canjala Pelembi

    Primeiramente boa noite.
    Chamo-me Rosa C. Pelembi bem eu sou uma garota que está a seguir curso de comunicação social bem eu gostei da página sim assim posso dizer segundo as coisas que vi a qui no Workshop jornalista de sucesso eu digo que gostei muito porquê a qui posso aprender tudo que talvez não pode aprender no Instituto mas quero aprender muitas coisas a qui mesmo para que eu possa ser uma grande jornalista de Sucesso

    1. Olá Rosa!

      Fico muito animada em poder estar te ajudando com nosso trabalho.

      Este ano teremos uma Formação em Jornalismo Digital, com 13 cursos voltados para esta área que possibilita sucesso como jornalista. Se tiver interesse continue nos companhando por aqui e pelas mídias.

      Se inscreva para receber nossos conteúdos por e-mail, e você fará parte da nossa lista VIP.

      Muito obrigada pelo carinho e feedback. Um forte abraço e até as próximas pautas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *