Search
Close this search box.

3 Passos para Escrever uma Matéria Jornalística e se Dar Bem no Estágio

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Rafael Jesus

Rafael Jesus

Quando o estudante de jornalismo está em um estágio, a qualidade da matéria jornalística conta com atributos que vão além da criatividade e modo de escrita pessoal. E se ele está buscando estágio, conteúdos que comprovem que ele tem um diferencial em textos jornalísticos também conta muito.

3 passos para se dar bem no Estágio

Entender a linha editorial do veículo

Antes de tudo, é importante conhecer e seguir os padrões da linha editorial, estabelecidos pela empresa do estágio.

O que pode ou não pode ser feito. Principalmente a diferença entre linha editorial e falta de ética, leis a seguir ou não.

Características que são perceptíveis ao olhar do leitor, onde qualquer texto do veículo poderá ser identificado como tal.

É fundamental que o estagiário siga o perfil de produção estabelecido, para elaborar matérias que sejam satisfatórias.

Ter poder de persuasão

Além de uma boa escrita, o jornalista estagiário precisa prender a atenção do leitor. Diante dessa necessidade, o texto jornalístico precisa ter grande poder de persuasão.

Despertar emoções no leitor é fundamental para fidelizar seu público-alvo. Procure convencer com a descrição do texto, a sua veracidade.

Responda as perguntas principais da matéria de forma objetiva, em ordem de relevância, dentre o complemento positivo da linha de produção de um texto jornalístico.

Revisão criteriosa da matéria jornalística

Antes de publicar a matéria jornalística, o estagiário deve reler algumas vezes, para verificar possíveis erros.

Cuidado com a grafia, concordância das frases, pontuação e vícios de linguagem, substantivar, adjetivar, dentre outros pontos, podem ser verificados, se forem lidos em voz alta.

Por fim, aguarde a revisão de seu supervisor e fique atento aos erros apontados por ele.

Aproveite para observar o que for solicitado correção, para ser utilizado como dica a serem adotadas como novos métodos de escrita posteriormente.

Não se sinta intimidado com erros apontados pela equipe. A experiência de colegas de trabalho é o melhor aprendizado conquistado na prática jornalística de um estágio.

Aproveite e compre o livro para ampliar sua visão: As Armas da Persuasão – Como influenciar e não deixar se influenciar (Clique no link do desconto).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *