Apesar de impopular no ambiente digital, as crônicas jornalísticas são gêneros comuns no jornalismo tradicional e faziam sucesso entre os grandes jornalistas.
As crônicas jornalísticas misturam a ficção com a realidade, o fantasioso com a notícia. Muitas vezes, ela não segue a pirâmide invertida, pois o relato dos fatos importa mais do que a organização deles.
Na crônica, o jornalista tem mais liberdade de produção. No entanto, para conquistar essa liberdade, é preciso ter credibilidade do público e confiança dos patrões.
Para te ajudar na produção de uma boa crônica, separamos 3 dicas para te ajudar nesse processo.
Leia muito com diversidade
Ler diversificadamente é ótimo para jornalistas saírem da zona de conforto. Nós lemos o mesmo tipo de formato literário todo dia, a notícia entra no modo automático, nos levando ao bloqueio criativo.
Quando lemos gêneros literários diferentes, nos conectamos com a forma que terceiros veem o mundo. Entrando na zona de conforto, exercitamos a nossa criatividade e aprendemos mais sobre escrita.
Converse com escritores
Não tem como negar, cada pessoa escreve de uma forma, não importa o veículo que ela trabalhe. Nenhum padrão de escrita consegue tirar a nossa personalidade dos nossos textos.
Por isso, converse com autores para conhecer o que eles escrevem e porque eles escrevem. Dessa forma, você irá entender a intenção de cada um atrás da escrita.
Assim, você pode escrever a sua crônica de forma consciente, prestando atenção na intenção.
Pratique!
A prática nos leva até a perfeição! Por isso, pratique para as suas crônicas jornalísticas, em seu blog ou no portfólio, colocando em prática tudo o que você estudou. Para elas possuírem a sua personalidade, sem deixar de lavo a qualidade jornalística.
Assim, você pode montar seu portfólio de crônicas e mostrar para os seus contratantes.
Para sabem mais sobre produção de textos jornalísticos, continue acompanhando a Academia do Jornalista e seja um jornalista de sucesso! E se quiser ajuda para corrigir seus textos, conte conosco 🙂