Search
Close this search box.

Caçadores de notícias: saiba mais sobre o que faz o repórter

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Sabrina De Paula

Sabrina De Paula

Correr atrás de fontes, abraçar as pautas, entrevistar, investigar.. ufa! O repórter é sim um caçador de notícias. Além disso, ainda precisa reportá-las. Fique aqui e saiba um pouco sobre o que faz o repórter.

Sabemos que todo repórter é jornalista, mas nem todo jornalista executa a função do repórter. Para exercer esse papel dentro da profissão é preciso ser uma pessoa inquieta, sem medos e além disso, como todo jornalista é necessário ser curioso. É na rua que o profissional repórter mostra a importância que a profissão tem.

No entanto, é preciso entender que o repórter vive dentro de uma rotina onde não há rotina. Procurando diferentes pautas dia a dia e enfrentando diversas questões de risco, inclusive, pois é preciso estar preparado para diversos tipos de coberturas.

Acordar e se atualizar sobre o que anda acontecendo no país e no mundo é uma das primeiras coisas a se fazer após a rotina matinal de um profissional da área, aliás é preciso saber o que aconteceu de forma geral no período de descanso. Dependendo do profissional é a primeira coisa a se fazer ao acordar. Isso sim é sobre a função do repórter, aliás, de todo comunicador.

“Eu cobri o velório de Miguel Arraes, uma pauta que exigia muito de mim. Foi um dia inteiro!” lembra Nice Lima na época, professora de jornalismo e radialista para o site Joaquim Nabuco.

Pontos fortes sobre a profissão, o que faz o repórter e a capacidade de interpretação

Após coletar inúmeras informações chegou a hora de contextualizar todas elas para o público. E agora? Acima de tudo, o repórter precisa saber interpretar, explicar e ser direto nos fatos, de forma que o público entenda claramente a notícia que está sendo passada . Logo, a prática é a melhor amiga de um profissional da área, com muita leitura e esforço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *