Search
Close this search box.

As 3 Perguntas mais Comuns sobre Texto para Web

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Fernanda Felix

Fernanda Felix

Quando falamos sobre texto para web, sempre surgem algumas dúvidas comuns, seja sobre a parte teórica ou da prática envolvida.

Para esclarecer os pontos principais, vamos destacar as três maiores dúvidas que os jornalistas têm ao iniciar trabalhos que envolvem o jornalismo aplicado à internet.

1. Qual a diferença entre o texto tradicional e o texto para web?

Embora em ambos os casos seja utilizada uma linguagem simples, no texto tradicional, há a necessidade de seguir o lead, numa apresentação lógica dos fatos.

Neste modelo, o jornalista guia o leitor pelo conteúdo mais importante ao menos importante, respondendo todas as perguntas sobre o tema abordado.

Já no texto para web, há uma liberdade maior de apresentação de conteúdo. O jornalista pode criar expectativas no leitor, para prendê-lo à leitura com informações que chamem mais atenção, estejam dentro da linguagem da web e suas aplicações técnicas necessárias, sem a obrigação de ser algo cronológico.

Por isso a importância de conhecer minuciosamente a linha de processos para construção desse texto.

2.Preciso aprender outras áreas para saber escrever textos para web?

Quando falamos sobre textos para web, sempre surgem técnicas de outras áreas da comunicação.

Ainda que a base do conteúdo sejam técnicas de jornalismo adaptadas para o uso online, é importante que o profissional entenda conceitos básicos de Publicidade e Marketing.

A necessidade de aprendizado complementar é justificada pelo modo em que o texto da web é aplicado. Muitas vezes, essa técnica é utilizada para convencer o leitor sobre o uso de um produto ou serviço.

O texto para web vai além do poder informativo. Por isso, se vê necessário entender como funciona o comportamento do consumidor do conteúdo, para criar um texto para a web que funcione de acordo com a ideia inicial.

A informação (seja ela qual for, não necessariamente notícia) é o nosso produto, e precisamos vendê-lo, torná-lo visível para ser consumido e assim se converter em receita para a nossa empresa e consequentemente nossos salários.

3. Preciso ter conhecimentos de mídias sociais?

Quando o jornalista inicia seu trabalho em plataformas online, é fundamental que ele tenha um olhar que vá além do uso pessoal das mídias sociais.

Deixa de ser uma ferramenta de entretenimento para ser uma ferramenta de trabalho. É importante que o jornalista saiba aplicar em textos para web, uma escrita que não seja formal, mas que representa a fala de uma marca.

Criar um vínculo com o público de uma página, depende do modo em que o texto é apresentado. É necessário passar credibilidade, mas em uma linguagem próxima de conversa.

Além de ter competência em todas as ferramentas que viabilizam esse contato e logo, mais leitores, mais acessos, mais receita e assim o jornalista que acarretar isso, melhor visto.

Quem não é visto, não é lembrado. Logo quem pouco coopera, pouco é retribuído.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *