Search
Close this search box.

Artigo de opinião: quais as principais características

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Mikaela Sousa

Mikaela Sousa

Um artigo de opinião é um gênero jornalístico, que como o nome diz, se trata de um texto opinativo publicado em jornais, revistas, sites ou lidos em televisão e rádios.

Se enquadra um tipo de texto que constrói uma opinião a partir de fatos e dados que embasam um determinado tema.

Por isso, antes de qualquer coisa, é importante destacar que é necessário apurar, analisar dados e buscar fontes confiáveis para escrever um artigo de opinião

Normalmente, esses textos abordam temas sensíveis para a sociedade. A ideia principal não é só dar uma opinião, mas também levantar debates e discussões sobre um tema. 

O artigo de opinião não pode ser escrito apenas pelas perspectivas do “eu acho”.

É preciso existir uma lógica narrativa que vai desde a introdução, passando pelo desenvolvimento do tema com a opinião, e conclusão.

Considerando esses aspectos, vamos desenvolver os três tópicos necessários para construir um artigo de opinião.

Estrutura

  • Introdução: assim como o lead da notícia, a introdução em um artigo de opinião apresenta o tema e os principais aspectos que serão desenvolvidos ao longo do texto.
  • Desenvolvimento opinativo: os parágrafos de desenvolvimento, normalmente são mais de um. Aqui é o momento do autor explicar o tema a partir das informações obtidas. Esse também é um ponto principal em que se destaca a opinião de quem está escrevendo, momento em que o autor traça seu raciocínio argumentativo.
  • Conclusão: como o próprio nome diz, é o parágrafo em que se conclui o artigo. Nesse ponto, é necessário mostrar a opinião de fato do autor, como uma forma de finalizar o raciocínio feito até então no texto. 

Novamente, vale ressaltar que em nenhum momento as características do Jornalismo são deixadas de lado.

Tais quais:  a apuração, ética, compromisso com a verdade factual permanecem como elementos importantes no texto.

O artigo de opinião é apenas a chance de expressar à visão pessoal sobre determinado assunto, não significa que as normas jornalísticas são desprezadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *