Um artigo de opinião é um gênero jornalístico, que como o nome diz, se trata de um texto opinativo publicado em jornais, revistas, sites ou lidos em televisão e rádios.
Se enquadra um tipo de texto que constrói uma opinião a partir de fatos e dados que embasam um determinado tema.
Por isso, antes de qualquer coisa, é importante destacar que é necessário apurar, analisar dados e buscar fontes confiáveis para escrever um artigo de opinião.
Normalmente, esses textos abordam temas sensíveis para a sociedade. A ideia principal não é só dar uma opinião, mas também levantar debates e discussões sobre um tema.
O artigo de opinião não pode ser escrito apenas pelas perspectivas do “eu acho”.
É preciso existir uma lógica narrativa que vai desde a introdução, passando pelo desenvolvimento do tema com a opinião, e conclusão.
Considerando esses aspectos, vamos desenvolver os três tópicos necessários para construir um artigo de opinião.
Estrutura
- Introdução: assim como o lead da notícia, a introdução em um artigo de opinião apresenta o tema e os principais aspectos que serão desenvolvidos ao longo do texto.
- Desenvolvimento opinativo: os parágrafos de desenvolvimento, normalmente são mais de um. Aqui é o momento do autor explicar o tema a partir das informações obtidas. Esse também é um ponto principal em que se destaca a opinião de quem está escrevendo, momento em que o autor traça seu raciocínio argumentativo.
- Conclusão: como o próprio nome diz, é o parágrafo em que se conclui o artigo. Nesse ponto, é necessário mostrar a opinião de fato do autor, como uma forma de finalizar o raciocínio feito até então no texto.
Novamente, vale ressaltar que em nenhum momento as características do Jornalismo são deixadas de lado.
Tais quais: a apuração, ética, compromisso com a verdade factual permanecem como elementos importantes no texto.
O artigo de opinião é apenas a chance de expressar à visão pessoal sobre determinado assunto, não significa que as normas jornalísticas são desprezadas.