O Facebook na carreira de Jornalista pode ser uma grande ferramenta de interação entre profissionais e o público leitor.
Algumas vantagens encontradas ao explorar as possibilidades que a rede social possui para o uso jornalístico deve ser levada em consideração.
É importante que o Jornalista entenda a necessidade de separar a utilização do Facebook para assuntos profissionais e pessoais.
Uma forma de fazer a divisão de interesses, é criar uma página pessoal, onde possam ser abordados os trabalhos jornalísticos e temas que tenham ligação com o Jornalismo.
Para estar por dentro dos assuntos mais comentados, e encontrar ideias de possíveis pautas a serem exploradas, o Jornalista pode utilizar o pesquisar, dentro da rede.
Neste espaço, serão listadas postagens que incluam o assunto, e o que os usuários publicaram sobre o mesmo.
As fontes também podem ser encontradas no Facebook, com as pesquisas direcionadas. O Jornalista também poderá contatar o usuário, e até mesmo fazer uma entrevista via mensagens.
Isso otimiza bastante o tempo de trabalho, e auxilia na comodidade da possível fonte, caso ela concorde com essa sugestão de contato.
Facebook na carreira de Jornalista – uma ferramenta de Marketing
Outra possibilidade que o Facebook disponibiliza, é a criação da segmentação do público-alvo. O Jornalista precisa identificar o perfil do leitor para quem irá escrever.
Saber características que influenciarão no modo de abordagem em relação à matéria a ser escrita. Isso tornará a aproximação com o público mais eficaz.
Com o Facebook, o Jornalista pode mapear características e comportamentos comuns de um determinado público.
Ao utilizar esse estudo é possível ter uma base da criação de pautas interessantes, tanto para o veículo que irá ter muitas visualizações, quanto para o consumidor do material jornalístico, que acompanhará o conteúdo.
Para aprofundar o conhecimento da utilização do Facebook na carreira de Jornalista, a própria rede social criou um projeto de cursos que tem o objetivo de treinar os profissionais de comunicação na interação com os usuários do site.
A comunidade Facebook Blueprint disponibiliza conteúdos que podem ajudar na elaboração de conteúdo, e como ter maior aproveitamento com fotos, vídeos e transmissões na rede.