Não só um ciclo social ou escolha amorosa, é definida pelo que nós somos por dentro, a escolha profissional também. Um psicólogo francês chamado Zarifian descreve competências profissionais como “tomar a iniciativa e assumir responsabilidades diante das situações com as quais nos deparamos”.
Ter competência profissional é ser capaz de enfrentar desafios propostos pela atividade que nos dedicamos a exercer, e assim tomar decisões acertadas e eficazes para resolve-las.
Podemos exemplificar competência profissional como a junção e/ou equilíbrio entre:
Conhecimentos (o saber); habilidades (saber fazer); atitudes (querer fazer).
Competência profissional na teoria:
Conhecimento:
Tudo o que aprendemos na faculdade, livros e também no trabalho – é a parte do conteúdo teórico absorvido pela nossa capacidade conectiva.
Habilidade:
Colocar em prática o conhecimento – o processo de realizar uma tarefa.
Atitude:
Fica no ramo da realização, concretização, do que querer fazer… ou seja: colocar em prática nossas habilidades.
Agora, vou deixar uma dica extra pra você! Agregue a estes pilares da competência profissional, mais dois fortes fatores, que são: valores e emocional, que por sua vez, respectivamente englobam: os princípios que norteiam a vida – visão e senso; e equilíbrio emocional – maior dificuldade.
Quer descobrir uma forma de começar a encaixar bem estes pontos a sua realidade pessoal (autoconhecimento) e a cobiçada profissional (imagem e carreira)? Faça uma Análise Swot.
Se precisar da minha ajuda e orientação durante todo seu processo, me manda um e-mail: contato@fernandafelix.com