Search
Close this search box.

Habilidades que o Mercado exige e a Faculdade de Jornalismo não ensina

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Fernanda Felix

Fernanda Felix

Uma carreira de sucesso vai além de boas notas na faculdade de Jornalismo. Ainda que seja motivo de orgulho e exemplo de eficiência, o mercado de trabalho exige mais habilidades para comprovar que o Jornalista é um profissional de destaque.

Para mostrar seu verdadeiro potencial, o profissional deve somar o conhecimento técnico com características pessoais que podem elevar os resultados positivos para a empresa em questão.

A seguir, compreenda quais são algumas das habilidades que podem te ajudar a conseguir uma vaga de emprego em equipes diferenciadas, que estão à frente, junto às empresas mais reconhecidas na área.

Habilidades que o Mercado exige e a Faculdade de Jornalismo não ensina

Faculdade de Jornalismo não ensina didaticamente a:

1. Desenvolver a inteligência emocional

Lidar com gerenciamento de crises, mudanças no ambiente de trabalho ou até mesmo compreender pontos de vista opostos, requer o uso da inteligência emocional.

Saber controlar o que sente não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para resolver situações difíceis, da forma mais imparcial possível.

As empresas buscam pessoas que tenham empatia, para colaborar com um ambiente saudável para a equipe.

2. Ter conhecimento multicultural

Conhecer outras culturas vai além de saber falar outro idioma.

Obviamente, compreender outras línguas já ajuda a expandir as chances de trabalho e deve vir a ser feito.

Ainda assim, o Jornalista precisa ter a mente aberta quanto as culturas locais e seus diversos nichos.

É importante compreender que opiniões pessoais não devem interferir na vida profissional.

Isso porque as equipes de trabalho contam com perfis diferentes que se complementam para extrair o melhor de cada funcionário, diante das necessidades da empresa.

3. Fazer Networking

Para compreender o mercado atual e aumentar as chances de atuação na área, é necessário cultivar contatos profissionais.

Essa prática deve começar desde as aulas da faculdade de Jornalismo.

Ter contato com pessoas envolvidas com Comunicação faz com que a pessoa seja vista diante às opções de vagas que surgem para serem preenchidas.

Desta forma o Jornalista pode descobrir informações sobre estágios, cursos de aprimoramento, possibilidades de promoção, como também fontes confiáveis e sugestões de pautas quentes.

4. Cursos complementares

Os pré-requisitos das vagas de emprego estão recheados de critérios de conhecimentos específicos.

Dificilmente o estudante ou o recém-formado terá aprendido o uso de muitas dessas ferramentas em uma sala de aula da faculdade de Jornalismo.

Para conquistar seu espaço, é preciso aprender ao menos o básico das funções que almeja, e assim não ser deixado para trás.

Escolher os cursos necessários depende do enfoque desejado para o futuro da carreira de Jornalista.

Há também as ferramentas obrigatórias, que irão acompanhar o profissional em praticamente todas as áreas:

Técnicas de fotografia, edição de imagem e vídeo, além de boa desenvoltura com aplicativos digitais.

5. Liderança e argumentação

É fundamental que todo jornalista seja muito eficaz na comunicação.

Para isso, é preciso que o profissional saiba falar bem em público, e assim passar credibilidade à sua equipe, e conseguir vender seus produtos ou serviços.

Estar apto às técnicas de oratória e retórica possibilitam grandes conquistas.

Isso porque a arte de falar bem, somada ao talento de persuasão são o caminho mais fácil para chegar aos objetivos definidos.

Um Jornalista de sucesso planeja suas falas com antecedência, baseado em justificativas coerentes.

6. Visão de mercado

Saber aproveitar as oportunidades de trabalho que surgem não é o suficiente se o Jornalista não pensar em longo prazo.

Por isso, é importante que o profissional tenha uma visão de mercado para criar táticas inovadoras e se manter à frente.

É fundamental que o profissional esteja de olho nas novidades, para se adequar ao que está em alta.

Ser reconhecido como alguém preparado para atuar em planejamentos estratégicos que tendem a render bons frutos à empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *