O Jornalismo está presente de diversos formatos dentro das áreas de atuação do mercado de trabalho. Em cada setor, o jornalista tem uma abordagem específica, para auxiliar sua equipe profissional e intermediar determinadas funções dentro das áreas de atuação em Jornalismo.
Os avanços tecnológicos e a crise econômica trouxeram mudanças que influenciaram no modo de trabalho do jornalista atual.
As tarefas tradicionais seguem perdendo espaço para novos modelos de trabalho com o Jornalismo.
As equipes muitas vezes, perdem espaço para atuação de apenas duas ou mesmo uma pessoa.
4 áreas de atuação em Jornalismo mais cobiçadas pelo mercado:
1. Assessoria de Imprensa
A comunicação com a imprensa seja um artista, atleta ou instituição precisa ser mediada por um profissional especializado.
É nesta necessidade que o Jornalista pode acrescentar seu trabalho, sendo um porta-voz do seu cliente. É feita a divulgação de trabalhos, e gerenciamento de possíveis crises.
O assessor também tem a função de auxiliar na comunicação com o público-alvo.
2. Comunicação Institucional
Empresas de grande porte precisam cuidar de sua imagem não só externamente, como principalmente com o público interno.
Essa necessidade vem do intuito de manter o sucesso da empresa. E para isso, sua equipe precisa caminhar de acordo com a missão, visão e valores definidos.
Para isso dar certo, as empresas investem em comunicação institucional, onde o Jornalista pode se destacar ao gerenciar o diálogo entre os funcionários e o núcleo da direção.
São elaboradas ações, que tem o intuito de aproximação e evitar casos que possam denegrir a imagem da instituição.
3. Comunicação Digital
Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu produto final, precisa estar presente e ativo na internet. Isso porque os canais de busca online são os mais utilizados na hora de escolher prestadores de serviços.
O trabalho do jornalista se torna fundamental nas redes sociais, websites ou intranet, por exemplo. Nessa área, o profissional cria conteúdos de interesse do público-alvo em questão, além de interagir e responder comentários com dúvidas, críticas e elogios.
4. Fotojornalismo
Todo trabalho de comunicação precisa ser ilustrado. Obviamente, o conhecimento do Jornalista pode ajudar a criar registros que complementem reportagens, artigos, entre outros tipos de postagens.
A imagem tem o objetivo de atrais olhares, que estimulem a leitura, ou que sirva para dar explicações complementares ao assunto.
Para se adequar as tendências do mercado, o Jornalista precisa compreender a importância de estar sempre se reinventando. É fundamental estar atualizado e disposto a aprender novas ferramentas, sem medo de se arriscar em novas áreas.
Respostas de 10
O meu muito obrigado pelo conteúdo.
Espero que continuem com a mesma Missão, Visão e Valor.
Que alegria poder ler o seu feedback, António. Ajuda muito a nossa missão!
Conheça o nosso trabalho, além daqui do blog. Temos cursos orientados ao novo mercado da comunicação, conteúdos gratuitos para que possa baixar e estudar, além de muitos vídeos e infográficos em nossos canais, como YouTube, Facebook e Instagram.
Nos vemos em próximas pautas! Se inscreva para receber nossos conteúdos, novidades e lançamentos pelo e-mail, sempre que houver.
Abração!
Faz pouco tempo que me inscrevi aqui neste canal e, desde então, tenho aprendido bastante a respeito de jornalismo em geral. Pretendo comprar, em breve, um pacote de cursos da Academia do Jornalista como forma de me atualizar no mercado de trabalho. Parabéns toda a equipe de profissionais que não mede esforços para orientar e esclarecer temas importantes voltados para a área de comunicação. Lira
Olá Lira, fico muito feliz de poder responder um feedback como o seu, é tão importante para que possamos manter o nosso trabalho.
Seria um grande prazer te-lo em nossa turma da Formação Jornalista Digital, mas infelizmente não sei se teremos outra turma, este ano tivemos duas edições, mas nos mande um e-mail que vejo a possibilidade de lhe passar o link de inscrição.
Mais uma vez obrigada por suas palavras! Até a próxima pauta 🙂
Oi pessoal,
Ainda estudo jornalismo e sou completamente apaixonada pelo curso. Adorei o artigo, porém surge um dúvida, quais são as áreas de Jornalismo mais escassas? Quais devemos mais investir (digo estudar) para entrar no mercado e fazer a diferença?
Agora FIQUEI muito curiosa.
Olá Gleice, bem vinda aos estudos em Jornalismo.
O nosso objetivo com a empresa é treinar e capacitar alunos e profissionais de jornalismo ao mercado de trabalho, por isso neste artigo colocamos as áreas que mais empregam. Entendo o que almejou, mas estas áreas escassas não estão contratando, e acredito que o que busca é trabalhar na área, assim como todos os nossos alunos… ou seja, como nosso trabalho é orientar vcs ao mercado, não tem nexo orientar ao mercado que não está contratando pq está mudando. Hoje o Jornalismo é digital, e muitas áreas vão com o tempo diminuir contratações. Ninguém quer ficar desempregado ou ganhando mal né?
Entendeu? Beijão, e até as próximas pautas para que se torne uma profissional exigida pelas áreas que estão chamando…
Muita grata pelo conteúdo.
Imagina, Vera. Fico feliz que esteja buscando se aperfeiçoar e mais ainda por nós estarmos lhe ajudando nisto.
Te espero em mais conteúdos, em nossas demais mídias e claro, nos nossos treinamentos.
Forte abraço e até as próximas pautas (toda segunda temos conteúdo novo).
Muito bom
Obrigada pelo seu feedback! Te espero no Mercado de Trabalho. Até as próximas pautas.