Search
Close this search box.

A importância da boa comunicação

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Fernanda Felix

Fernanda Felix

Importante ferramenta para projetarmos nossa imagem de maneira positiva, a boa comunicação é essencial para não só vivermos em sociedade e estabelecermos relacionamentos construtivos, mas principalmente para sermos melhores e fazermos um país melhor.

Comunicar…

é tudo que envolve um emissor e um receptor. Algo ou alguém emite um conteúdo para que o receptor veja, ouça, sinta eentre outras coisas. Isso pode ser feito por meio de uma imagem, um som, um texto (como este, no caso), uma escultura, um objeto, ou seja, tudo que emite uma informação.

A boa comunicação profissionalmente

Na área profissional as principais atuações da Comunicação Social são em: Publicidade e Propaganda; Marketing; Jornalismo; Audiovisual e Produção Multimídia. Hoje a cargo da comunicação e segmentos afins, de nível macro, muitos alunos escolheram jornalismo por gostar de ler ou de falar… aí que mora o perigo entre o sucesso e a frustração pessoal, logo, profissional.

É importante ter em mente que o maior objetivo da boa comunicação é promover o entendimento entre as pessoas e, para que isso ocorra, não quer dizer estabelecer sua vontade, sua luta ou seu entendimento, deve haver a intenção de se fazer entender o propósito de gerar interação.

Há uma frase popular que diz: “Eu só sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende”. Atuar na área de comunicação te faz responsável pelo que a pessoa entende sim. Ter uma boa comunicação é fazer com que a mensagem passada seja perfeitamente compreendida.

Existem áreas da Comunicação Social que são imprescindíveis o uso da oratória para atuar de forma bem-sucedida no segmento.

Faz parte da história…

De acordo com Alcides Schotten, diretor executivo da Methodus, filósofo por formação e professor, estudiosos concordam que a oratória tem sua “data oficial de criação”. O primeiro “manual de retórica” de que se tem registro foi produzido no século V a.C., em Saracusa, na Sicília (que hoje faz parte da Itália, mas na época fazia parte da Grécia). Foram dois gregos, Tísias e Córax, os autores do manual e os primeiros a ensinar o uso da oratória de maneira profissional.

Com o passar dos anos, (e dos séculos), foi o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) quem deu o maior impulso para o estudo e o desenvolvimento da oratória em sua obra Retórica, profundamente estudada até os dias de hoje. (DISPONÍVEL em <methodus.com.br>)

Nessa época, o ensino e a prática da oratória era uma ferramenta restrita e disponível apenas para ricos influentes e políticos. Porém é notável que ao decorrer dos anos isso mudou e a arte de falar bem passou a ser vista como habilidade e muitas vezes requisito para vagas específicas..

Segundo Michel Soares, especialista em oratória, a arte de falar em público pode melhorar em 100% o seu desempenho profissional. “Quem sabe se expressar verbaliza melhor seus pensamentos em qualquer situação, e, com isso, torna-se uma pessoa mais segura, que aparece mais e tem mais certeza daquilo que fala” – passando maior confiança para aqueles que lhe escutam. A pessoa com a oratória desenvolvida passa a pensar mais rápido, com mais segurança e fluidez. (DISPONÍVEL em: <https://www.catho.com.br>)

A pessoa que deseja atuar numa área que exija boa comunicação é importante estabelecer algumas práticas para ajudar no desenvolvimento da oratória. Confira 20 de formas de começar a prática de falar bem:

Como estabelecer uma boa comunicação?

  1. Objetividade
  2. Clareza
  3. Escolha de um repertório (vocabulário) reconhecido pelo interlocutor
  4. Feedback para ajustes
  5. Ampliação do seu vocabulário
  6. Aprendizado de novas culturas
  7. Poder de síntese devido a overdose de informações 8.Foco em ouvir
  8. Concentrar-se no outro
  9. Controle da ansiedade
  10. Se propor ao melhor sempre
  11. Valorize as crenças dos outros
  12. Equilíbrio emocional
  13. Capacidade de negociação
  14. Bom argumento
  15. Resistência a frustrações
  16. Atentar-se aos fatos
  17. Ser crítico as informações e não as pessoas
  18. Se atualizar em todo cenário – técnico, prático e teórico 20.Estar disposto a aprender sempre.

A importância da boa comunicação está intimamente ligada ao êxito, ao sucesso, à imagem positiva, à conquista e à durabilidade de relacionamentos que impulsiona para frente, como network, por exemplo.

A comunicação é uma grande aliada e também uma arma. Assim, vale analisar e buscar melhorias neste processo. Pois é importante ter boa comunicação para mostrar que você é alguém importante também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *